Foto: Reprodução/Redes sociais e banco de imagens
Decreto emitido nessa terça-feira pede ainda que párocos se comuniquem com os céus
O prefeito de um vilarejo na Normandia, região litorânea no norte da França, tomou uma medida incomum para lidar com o tempo severo que atinge a região no ápice do verão no hemisfério norte. Ele emitiu, nessa terça-feira (9), um decreto municipal ordenando que as fortes chuvas parem.
Segundo o jornal francês The Connexion, tempestades vem atingindo o norte e o oeste da França ao longo da última semana. Pelo menos dois terços do país estão sob avisos meteorológicos em função de ocorrências ligadas às chuvas.
Daniel Marrière, o prefeito de Coulonces, um vilarejo com população em torno de 200 pessoas, afirmou ao canal de notícias francês BFM TV que gostaria de proporcionar aos moradores “alguns sorrisos” depois dos aguaceiros dos últimos dias.
“Fica determinado que, em 15 de julho e nos meses de agosto, setembro e, por que não outubro, a chuva pare e seja substituída por uma leve brisa e sol forte”, afirma o decreto assinado pelo prefeito Marrière nessa terça.
> Frio persiste durante a semana em SC com chances de chuva e temporais
O decreto solicita ainda um pouco de ajudo ao “cara lá de cima” para garantir que o tempo na cidade melhore. “Párocos ao longo de todo o norte da France devem contribuir com comunicação de alta prioridade com os céus, e serão responsáveis pela implementação desta norma”, escreveu ainda o prefeito de Coulonces.
“Ontem de manhã chovia torrencialmente, o tempo estava cinzento, mal dava para ver o que se estava fazendo”, afirmou Marrière à agência de notícias AFP. “Nunca tinha visto tempo como este” nessa época do ano, completou o prefeito.