23 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Ilhados são resgatados de helicóptero em SC; veja

Durante os alagamentos, CBMSC e PRF realizaram resgates de pessoas ilhadas

Nesta manhã desta segunda-feira, uma equipe da aeronave Arcanjo 01, do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que está na região do Alto Vale, transportou uma gestante de 26 anos na cidade de Rio do Campo.

A mulher, com 38 semanas de gestação, apresentava hipertensão, pré-eclâmpsia e estava em trabalho de parto. Ela foi transportada de helicóptero do município de Rio do Campo para Rio do Sul.

Outra mulher grávida também foi resgatada nesta segunda. O helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi a Trombudo Central, buscar uma mulher de 21 anos com quase nove meses de gestação de gêmeos. Ela foi levada até o Hospital Regional de Rio do Sul, onde dará à luz.

 

Em seguida, a equipe aérea da PRF foi ao Hospital Bom Jesus em Ituporanga. Um homem cadeirante, de 27 anos, foi levado a Rio do Sul para fazer uma hemodiálise emergencial.

Com o acesso por terra a Rio do Sul prejudicado, para alguns municípios da região o único meio de se chegar ao Hospital Regional de Rio do Sul é por via aérea.

Grávida resgatada pelos bombeiros

 

CBMSC resgata homem em hipotermia e cão dele auxilia durante traslado em Rio do Sul

Na tarde deste domingo, 08, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), da Força-Tarefa, resgataram, em Rio do Sul, no bairro Santa Rita, um homem de 40 anos que estava se segurando em um poste, para evitar ser levado pela correnteza, causada pela enchente. O cão dele estava próximo, preso a uma árvore e também foi resgatado.

Durante o resgate, no bote, a vítima apresentava hipotermia, necessitando ser aquecida. Além dos bombeiros realizando esta função, o cão também ficou sobre o corpo do homem, auxiliando na função.

Ao chegar em local seguro, o homem foi atendido pela equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU) de Rio do Sul e continuado o atendimento pela equipe Alfa do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

O cão foi levado pela equipe da FT-15 até a base de operações em Rio do Sul e será levado a um abrigo de animais, providenciado pela Prefeitura Municipal de Rio do Sul, até a recuperação do tutor.

Fotos: CBMSC/Reprodução