Foto: Ricardo Trida / Arquivo/ SECOM
Órgão recebeu R$ 3,38 milhões do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados para investimento no setor
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está ampliando sua rede de monitoramento automático do ar. Segundo o órgão, em nota publicada nesta quinta-feira (13), seis novas unidades para realização do serviço devem ser construídas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.
Para as obras, o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), destinou R$ 3,38 milhões ao instituto. A expectativa é continuar ampliando a rede de monitoramento, que já conta com três unidades, em Tubarão e Capivari de Baixo, e já tem outras três obras em andamento, em Florianópolis, essa com previsão de inauguração para março, Joinville e Otacílio Costa.
Quando as 12 estações estiverem em funcionamento , o que deve ocorrer ao longo de 2026, a expectativa dos técnicos do IMA é cobrir 10 regiões metropolitanas e cerca de 54% da população catarinense.
“A ampliação da rede de monitoramento da qualidade do ar é fundamental para uma gestão ambiental mais efetiva, que forneça informações necessárias para que os órgãos públicos possam planejar e executar ações de controle da poluição atmosférica”, afirma Sheila Meirelles, presidente do IMA.
Lâmina é encontrada em prato de aluno no Restaurante Universitário
Segundo a UFSC, objeto caiu de uma máquina de cortar legumes
Nesta quinta-feira (14) um aluno encontrou uma lâmina na comida do Restaurante Universitário do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Itacorubi. Segundo os estudantes que relataram o caso, eles procuraram os responsáveis pelo restaurante e ouviram que o objeto teria caído de uma máquina de cortar legumes.