23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Vídeo: Começou o julgamento do autor do ataque a creche em Blumenau

As famílias aguardam há mais de um ano e quatro meses pelo desfecho do caso. Imagem: MPSC.

Um grande esquema de segurança foi montado, apenas pessoas credenciadas terão acesso ao local

O julgamento teve início as 8h33min da manhã desta quinta-feira (29) no Fórum de Blumenau, no Vale do Itajaí. Após o sorteio e composição do corpo do Júri iniciou a fase de instrução, com depoimento das testemunhas de acusação. O autor vai a júri popular por quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. Na ocasião foram quatro crianças assassinadas e outras cinco feridas no ataque a creche em Blumenau.

Os crimes serão julgados com o agravante de motivo torpe, meio cruel e de forma que dificultou a defesa das vítimas. As famílias aguardam há mais de um ano e quatro meses após o crime para o desfecho do caso. O acusado está numa cela ano fórum, mas não acompanha a sessão. A expectativa é que ele deve ficar em frente aos jurados apenas hora que prestar depoimento.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Um grande esquema de segurança foi montado, apenas pessoas credenciadas terão acesso ao local onde serão ouvidas as testemunhas de acusação e, por último, as testemunhas de defesa. O promotor de Justiça Guilherme Schmitt acredita que o julgamento seja concluído ainda hoje.

O processo prevê depoimentos, a possibilidade de requerimentos, debates entre a acusação e a defesa com direito a réplica, no caso da acusação, e tréplica para a defesa. Ao final os jurados analisam tudo que foi exposto. O voto dos jurados é secreto e o resultado tem como base a maioria. Ao final a juíza elabora e profere a sentença.

O ataque

O crime ocorreu na manhã do dia 5 de abril de 2023 quando o acusado, de 25 anos de idade, invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha em Blumenau, e com uma machadinha matou quatro crianças, com idades entre 4 e 7 anos, e feriu outras cinco. O crime abalou Santa Catarina, o Brasil e repercutiu ao redor do mundo. O ataque ocorreu no momento que algumas crianças brincavam no pátio da creche e outras estavam em uma roda de conversa sobre a Páscoa.

Foram três minutos de terror na creche e em seguida o autor foi até um posto de combustíveis, onde comprou uma água e cigarros. Momentos depois o criminoso foi para o 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, que fica localizado à 150 metros do local, e se entregou. O caso provocou mudanças nos padrões de segurança escolar de Santa Catarina.