7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Imagens de filme: Nevoeiros mudam paisagens catarinenses

Os nevoeiros se formam por conta do ar frio e úmido presente nas primeiras camadas da atmosfera. Imagem drone: Marcio Fragoso/ TVBV.

O fenômeno inspira a imaginação, mas também traz a necessidade de cuidados

Os densos nevoeiros registrados nos últimos dias em Santa Catarina estão transformando paisagens em diversas localidades no litoral e nas proximidades de rios. As imagens são de encher os olhos e contrastam com a luz do Sol criando cenas inspiradoras.

Segundo o meteorologista, Piter Scheuer, os nevoeiros se formam por conta do ar frio e úmido presente nas primeiras camadas da atmosfera. “Nesta época do ano, nos meses de julho e agosto temos a presença dos nevoeiros marítimos devido a água mais fria do Oceano Atlântico. No outono e inverno são os períodos mais propícios para a formação de nevoeiro e neblina, por conta do ar mais úmido e saturado nas primeiras camadas da atmosfera” comentou o meteorologista.

Mas será que é verdade o ditado: Nuvem baixa e sol que racha? Ele explica que depende de algumas condições. “Se temos os nevoeiros de céu claro, que são aqueles formados nas noites de céu estrelado, podemos a ter a formação de nevoeiro e respectivamente a dissipação dessas nuvens, que são aquelas que estão nos primeiros metros da atmosfera, e em seguida ter a presença de céu aberto” disse Scheuer.

O meteorologista destaca que até a próxima sexta-feira (26) ainda deve ocorrer a formação de nevoeiros. Já A possibilidade do fenômeno durante o final de semana diminui.

Imagem drone: Marcio Fragoso/ TVBV.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Nevoeiros também trazem transtornos

Apesar de criar imagens que enchem os olhos o fenômeno provocou o cancelamento de muitos voos com o fechamento de aeroportos e prejudicou a visibilidade em rodovias catarinenses. Com isso a Defesa Civil do Estado divulgou algumas recomendações.

  1. Redobre a atenção nas estradas, reduza a velocidade e mantenha distância segura dos veículos para aumentar o tempo de reação, pois a visibilidade pode ser drasticamente reduzida;
  2. Use farol baixo, isso por que, a iluminação alta pode refletir nas partículas de água no nevoeiro e piorar a visibilidade;
  3. Evite parar na pista e se precisar parar encontre um local seguro fora da pista de rolamento. Sempre sinalize a presença;