Foto: Humberto A Barbosa/Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis)/Reprodução
Imagens mostram a extensão do apagão causado pelas chuvas, que se estende até esta terça-feira
Imagens de satélite da Nasa, agência espacial estadunidense, revelaram a mudança na luminosidade no estado de São Paulo devido a um apagão causado por uma forte tempestade na última sexta-feira (11). O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) registrou essa transformação.
Os dados mostram que, enquanto a cidade brilhava na noite anterior à chuva, no dia seguinte as imagens refletiam uma São Paulo sem luz, com registros borrados pela umidade. Uma nova captura no domingo (13) revelou pontos escuros, indicando a extensão dos danos causados pela interrupção no fornecimento de energia.
Cerca de 2,1 milhões de clientes da Enel foram afetados pelo apagão. De acordo com a distribuidora, até a segunda-feira (14), a energia foi restabelecida para aproximadamente 1,7 milhão de consumidores. A situação exigiu uma mobilização significativa de equipes, tanto locais quanto internacionais, para restaurar os serviços. Segundo Enel, nesta terça-feira (15) 250 mil imóveis ainda permanecem sem energia elétrica.
Em São Paulo os bairros mais impactados são: Jabaquara, Santo Amaro, Pedreira e Campo Limpo, com 283 mil casas sem luz, além de Cotia com 31 mil clientes sem energia e Taboão da Serra com 32 mil impactados sem energia. A Enel contou com o suporte de diversas empresas de energia do Brasil e do exterior (Chile, Itália, Espanha e Argentina) para lidar com a crise e minimizar o impacto sobre a população.
Entenda o papel da Aneel no incidente da Enel em São Paulo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está exigindo que a empresa italiana Enel, distribuidora de energia da região metropolitana de São Paulo, apresente um plano para melhorar seu atendimento aos consumidores, em resposta ao apagão e demora na restauração do serviço.
De acordo com a advogada da Aneel, Bruna Correia, se a proposta apresentada não atender às expectativas, a Agência poderá iniciar um processo de caducidade, que pode resultar na cassação do contrato da Enel na região. “Quando tem essa intimação, é a Aneel fazendo essa fiscalização de perto, mostrando que está pedindo para que a Enel preste essas informações”, afirmou.
Além disso, a situação pode levar à emissão de um auto de infração se a Aneel constatar o descumprimento de normas estabelecidas. Isso significaria que a Enel enfrentaria possíveis sanções, destacando a urgência de uma melhoria no atendimento aos consumidores paulistas. A fiscalização rigorosa da agência reforça a responsabilidade da distribuidora em garantir um serviço de qualidade.