O fogo ficou concentrado em uma área florestal mas o vento acabou distribuindo as chamas para uma região próxima de casas
Um grande incêndio tem mobilizado o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Palhoça, na Grande Florianópolis. O fogo começou por volta das 10h de segunda-feira (25). Dois focos de fogo foram identificados e controlados, nesta terça-feira (26).
Um dos focos fica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, junto à Rodovia Evádio Paulo Broering, que chegou a ser totalmente interditada. No início da noite, a estrada tinha bloqueio parcial, porém mais tarde, foi liberada. Estendendo-se por focos pontuais e frentes de incêndio na área de vegetação próxima à Passagem do Maciambu até a Enseada da Pinheira, foi formando o segundo foco.
Não há informações sobre o que motivou o início do fogo. Durante a noite, 31 bombeiros revezaram no combate às chamas, com o auxílio de helicóptero e caminhões. Totalizando cerca de 200 ha, a área teve uma queima bastante irregular.
De acordo com o CBMSC, em virtude de uma mudança de direção dos ventos por volta das 21h, uma das frentes de combate teve de ser posicionada para proteção de edificações situadas próximas à rótula do acesso para a Ponta do Papagaio, não havendo danos às residências ou vítimas nestes atendimentos.
Já a outra frente de combate segue às margens da Rod. Evádio Paulo Broering, na Pinheira, as quais, dependendo da progressão das chamas e do acúmulo de fumaça, podem ocasionar pontuais interdições desta via – no momento a Rod. segue com o acesso liberado.
Trânsito interrompido
O acesso a algumas praias acabou sendo interrompido temporariamente, ao Norte, nas praias da Pinheira, como Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Praia do Meio e Praia de Cima. Também foi temporariamente fechado o acesso que leva até a Guarda do Embaú.
Nota sobre a finalização das ações dos bombeiros:
“Equipes do CBMSC realizaram o combate as chamas no último foco do incêndio florestal restante na reserva ambiental da Serra do Tabuleiro.
Com apoio da aeronave Arcanjo-01 do BOA/CBMSC, nosso efetivo realizou combate em solo, obtendo êxito no controle das chamas.
O CBMSC manterá o monitoramento da área nas próximas horas com uma equipe permanente no quartel do bairro Pinheira, a qual realizará rondas por toda a região.
Nesse momento, não foi visualizado nenhum outro foco de incêndio, dessa forma, o efetivo de reforço retorna aos quarteis de origem e ficarão de prontidão, caso haja novo acionamento”.
Confira imagens da ação:
Imagens: CBMSC/Reprodução
Fotos: CBMSC/Reprodução