Mato seco contribuiu para que o fogo se espalhasse rapidamente
Na tarde da última segunda-feira, um incêndio atingiu a vegetação na Rua da Cascata, no município de Campo Alegre, ao norte do estado catarinense. Por volta das 14h, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram acionadas para combater o fogo, que se espalhava rapidamente, alimentado pelas palhas secas da vegetação e pelo vento.
O combate às chamas foi dificultado pelas características do terreno, que apresentava inclinações acentuadas. A locomoção das equipes era prejudicada em alguns pontos, sobretudo pelo deslocamento com equipamentos, como batedores, bombas de água costais e soprador, devido à obstáculos e à subida íngreme.
Além disso, não foi possível o acesso de viaturas portadoras de água para resfriamento, de forma que o trabalho foi praticamente todo braçal e demorado. As equipes dos bombeiros de Campo Alegre atuaram até as 20h30, contando com o reforço de quatro bombeiros de São Bento do Sul. As chamas foram eliminadas, mas o local segue sendo monitorado, pois as palhas derivadas de árvores, como pinheiro americano, são altamente inflamáveis e podem fazer o fogo reacender.
Os bombeiros declaram que, em função da magnitude do incêndio e da baixa luminosidade da noite, ainda não é possível avaliar com precisão a extensão da área afetada.
Foto: CBMSC / Divulgação