Empresas da região colocaram seus caminhões à disposição dos bombeiros para ajudar a buscar água no Rio Uruguai
O incêndio em um reservatório de combustíveis em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, segue sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), nesta terça-feira (14). Os moradores foram orientados a usar máscaras caso precisem passar pelo local, para se proteger da fumaça tóxica.
O incêndio foi iniciado fora dos tanques de armazenamento em um caminhão com 60 mil litros de combustível que vazou, comprometendo as válvulas de segurança. Durante a madrugada, cerca de 40 bombeiros, com 20 caminhões – tanto dos bombeiros, quanto de empresas particulares e prefeitura, atuaram na emergência. Durante a manhã houve a troca da equipe para seguir com o atendimento no local.
“Foram realizadas ações de resfriamento nos nove tanques que estão preservados, evitando que aumente a proporção do incêndio. Até o momento são quatro tanques que estão queimando, sendo que um deles já colapsou. O foco da corporação é manter o controle das chamas nestes tanques rompidos, até que o incêndio seja combatido por completo”, informa o CBMSC. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros Militar, 1,8 milhão de litros do líquido inflamável está queimando.
No início da manhã de segunda-feira, (13), por volta das 06h50, um incêndio tomou conta do depósito Maxsul na SC-480. Ninguém ficou ferido.
Segundo com a Defesa Civil municipal, a fumaça densa, escura e quente é tóxica, e se espalha para outras cidades da região. A orientação é evitar o contato com ela. Os moradores que passarem no local foram orientados a usar máscara para se proteger da fumaça.
Além do CBMSC, os Bombeiros Voluntários de Concórdia, Arabutã e Irani, além do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), da cidade de Erechim. Prefeitura de Chapecó, equipes do Aeroporto, bem como empresas privadas, também estão ajudando na ocorrência.
Confira imagens:
Imagens: CBMSC/Reprodução