Concentração maior é esperada na parte norte de Santa Catarina
A condição do tempo muda de forma significativamente no Estado, nesta quinta-feira (24). Diferente de quarta (23), Santa Catarina deve registrar instabilidade em todas as regiões, ora de forma intensa, ora moderada. Isso se deve à uma frente fria que avança pelo oceano, somada também ao sistema de baixa pressão atmosférica.
Essa condição faz com que as regiões do Planalto e Litoral Norte sejam as mais atingidas, ficando em risco alto para ocorrências associadas. A situação preocupa também nos municípios ao Norte do Grande Oeste. As chuvas, que ocorrem nessas regiões desde o amanhecer, devem avançar para todo o Estado no decorrer da tarde.
Regiões como Vale do Itajaí, Planalto Sul, serra da Grande Florianópolis e parte do Grande Oeste tem chuvas moderadas. Já no Litoral Sul e parte da região metropolitana devem registrar chuvas fracas, oferecendo risco baixo para ocorrências.
No amanhecer, temperaturas mínimas são esperadas entre 16 e 20°C, com exceção da Serra onde variam de 11 a 13°C. À tarde máximas não passam dos 24°C no estado.
Próximos dias
Na sexta (25), a condição melhora. No amanhecer deste dia, os municípios próximos da divisa com o Paraná ainda devem registrar chuvas fracas, mas que param ao longo da manhã. Já no litoral, um sistema de baixa pressão se aproxima do continente, provocando chuvas isoladas no litoral. No restante do Estado, a expectativa é de predomínio do sol, que aparece entre algumas nuvens.
O destaque do dia fica para o amanhecer na serra, que terá temperaturas de cinco graus. Nas outras regiões, as temperaturas ficam entre 13°C e 17°C, neste período. À tarde as máximas variam de 25°C a 28°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões.
Uma frente fria passa rapidamente pelo Sul do Brasil na noite de sábado, favorecendo a ocorrências de temporais isolados, que podem vir acompanhados de rajadas de vento e trovoadas. Ainda assim o sol aparece em alguns momentos. Neste fim de semana, as temperaturas voltam a subir, com máxima de 30°C.
Primeiro Simulado de Gestão de Desastres irá mobilizar 136 municípios de SC
Evento irá testar em tempo real capacidade de resposta frente a desastres naturais
No próximo dia 18 de maio, pelo menos 136 municípios de Santa Catarina estarão engajados na realização do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). O exercício irá testar, em tempo real, a capacidade de resposta frente a cenários de risco elevado em Santa Catarina.
Continue lendo