Busca ativa pela Gerência de Zoonoses e medidas no ambiente doméstico ajudam a evitar a proliferação
Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, busca reduzir os acidentes e riscos com relação à presença de escorpiões em residências, muito comum nesta época do ano em algumas cidades catarinenses.
Em 2024, a Gerência de Controle de Zoonoses da SMS, realizou a captura e controle de 1.689 escorpiões. Já nos primeiros três meses de 2025, esse número chegou a 414 exemplares. Diante desse cenário, a adoção de medidas preventivas também pela população é essencial para reduzir a incidência de acidentes e os riscos à saúde da população.
De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, a erradicação desses aracnídeos é inviável, mas o controle populacional e a prevenção são estratégias eficazes para minimizar os impactos.
O aumento da presença dos escorpiões está ligado a fatores biológicos, como hábitos alimentares e capacidade reprodutiva, além das condições ambientais favoráveis criadas pela ação humana, como o acúmulo de entulho e lixo. Para enfrentar esse desafio, a Gerência de Controle de Zoonoses realiza a busca ativa dos escorpiões no município, com monitoramento e bloqueio, além de promover ações educativas junto à população.
“Entre as medidas preventivas recomendadas estão: vedação de frestas e rachaduras, reparos em caixas de esgoto, desinsetização para controle de baratas, remoção de materiais em desuso e manutenção de gramados aparados” destacou o biólogo da Gerência de Zoonoses, Edimar Garcia.
A Secretaria de Saúde também reforça a importância de seguir a regra dos “4 A’s” para evitar a reprodução desses aracnídeos:
- Acesso: vedar frestas que possam servir de entradas;
- Água: eliminar o acúmulo de umidade no ambiente;
- Alimento: reduzir a presença de insetos que possam atrair os escorpiões;
- Abrigo: manutenção da limpeza e organização dos ambientes para evitar possíveis esconderijos.
Com o engajamento da comunidade e o trabalho contínuo das equipes de controle, é possível reduzir a proliferação dos escorpiões e tornar o ambiente mais seguro para todos.
Em caso de picada de escorpião, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Hospital mais próximo. A Secretaria de Saúde de Itajaí atende pelo telefone (47) 3249-5524.
Foragido é encontrado após denúncia de maus-tratos contra a mãe idosa no Oeste
Criminoso foi localizado após policiais verificaram roupas ‘de tamanho avantajado’ compatíveis com o procurado
Um homem de 42 anos que estava foragido da Justiça foi capturado na tarde dessa terça-feira (1º) em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, após ele ser denunciado por uma possível situação de maus-tratos contra a mãe, uma idosa de 77 anos.