O Município de Itajaí, através da Secretária de Saúde, vai promover na manhã deste sábado (10) uma ação de prevenção e conscientização sobre o câncer de pele.
O evento faz parte da campanha Dezembro Laranja, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a doença e seus principais cuidados. A iniciativa acontece das 8h30 às 12h na rua Hercílio Luz, próximo à Casa da Cultura Dide Brandão.
Durante a manhã de sábado, serão realizadas orientações sobre o câncer de pele com dermatologistas do município e panfletagem. Ao todo, 12 profissionais de saúde estarão no local, entre eles enfermeiros, médicos e alunos de cursos de saúde da Univali. Também vão ser distribuídas amostras grátis de protetor solar.
Dezembro Laranja
A campanha Dezembro Laranja é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O mês de dezembro foi escolhido por ser o período em que as pessoas têm maior exposição ao sol. A estimativa é de que mais de 250 mil pessoas no Brasil tenham câncer de pele por ano, sendo Santa Catarina o estado com maior incidência da doença.
“As medidas de prevenção do câncer de pele envolvem uso correto do protetor solar, evitar horários de sol mais intenso e usar roupas que permitam exposição mínima da pele ao sol. Além disso, é importante manter cuidados de bem-estar geral, como boa alimentação, bem-estar emocional e o sono, que também contam na prevenção do câncer”, explica Marcelo Watanabe, médico dermatologista da rede municipal de saúde.
Confira dicas para se proteger do câncer de pele:
– Use protetor com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais, e reaplique o produto a cada 2 horas;
– Evite pegar sol no horário entre 10h e 16h;
– Se entrar na água, reaplique o protetor solar à prova d’água após 40 minutos;
– Não realize bronzeamento artificial em câmeras de radiação. Estes equipamentos são proibidos e podem causar câncer de pele;
– Exponha-se ao sol com moderação. Cerca de 20 minutos diários são suficientes para repor a vitamina D;
– Trabalhadores que atuam ao ar livre devem usar chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares;
– Fique atento aos sinais em seu corpo. Na dúvida, procure atendimento em uma unidade de saúde.
Foto: Freepik/Reprodução