Ele irá permanecer à frente da função até o retorno de Beto Martins, por hora, no Senado / Foto: Divulgação / SPAF
O engenheiro Ivan Amaral reassumiu nesta quinta-feira, 1º de agosto, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). Ele é o atual diretor de Integração de Modais, e responderá cumulativamente pelos cargos, enquanto Beto Martins assume vaga no Senado. Amaral já ocupou o cargo de secretário quando Beto Martins integrou a missão internacional do governador Jorginho Mello a Portugal, no início de julho. Ele faz parte do quadro da SPAF, desde a criação da secretaria em março de 2023, liderando as gerências de Portos, Aeroportos e Ferrovias que contribuem com informações técnicas para a gestão do órgão.
Quem é Ivan Amaral
Natural de Angelina, Ivan Amaral é graduado em Engenharia Civil pela UFSC, com estágio nas fundações da ponte Pedro Ivo. Servidor público do Estado desde janeiro de 1986, ocupou cargos de gerência e diretorias da secretaria de Infraestrutura, entre elas a de Modais de Transporte, que depois foi transferida para a SPAF. Também atuou em grandes obras como a dragagem do canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí.
Partido Progressistas entra na disputa pela prefeitura de Criciúma
O Partido Progressistas em Criciúma estava para indicar, segundo fontes, o nome do vice ao pré-candidato do PSD, Vaguinho Espíndola. No entanto, a possibilidade de o Progressistas lançar chapa pura, a partir de conversas intermediadas pelo ex-deputado estadual por cinco legislaturas, e suplente a federal, Valmir Comin, o cenário pode ter novo roteiro, apimentando a campanha na Capital do Carvão. Está posto o nome do vereador Júlio César Kaminski para a Prefeitura. Seja como for, nesta quinta-feira (01/08), deve acontecer uma reunião definitiva com a presença do senador Esperidião Amin, do secretário-geral da executiva nacional, Aldo da Rosa, do ex-deputado Leodegar Tiscoski, entre outros simpatizantes, para consolidar ou não a nova composição, e que, inclusive, poderá colocar o próprio Comin na cabeça de chapa. A entrada do PP no pleito já está mexendo com o jogo eleitoral de Criciúma, tirando um pouco das atenções polarizadas entre Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PSD). Resta esperar agora pela confirmação, após a reunião das lideranças progressistas, repito, nesta quinta, e a subsequente convenção.
Lages na expectativa das convenções
Em Lages, as pendências do fechamento das majoritárias só serão definidas a partir das convenções. Praticamente todos os partidos optaram pelos últimos dias. Os eventos acontecem entre sábado (3) e segunda-feira (5). Curiosamente, observa-se a dificuldade na escolha de vice, e que, devem ser revelados durante as convenções. Em tudo o que vem acontecendo, murmúrios se soltam nas rodas de conversas. Cito, a possibilidade de ter como surpresa o nome do ex-governador Raimundo Colombo, sendo lançado como sucessor de Antonio Ceron. A convenção acontece no sábado (3), a partir das 14 horas na ACIL. No mesmo horário e local, o União Brasil, que tem a indicação do ex-promotor Lio Marin para prefeito. É ele quem vem sendo amparado pelo PSD, para encarar a campanha pela Prefeitura. Resta esperar para ver o que acontece. Colombo tem circulado com Marin, apresentando e participando de reuniões.
Ainda sobre os vices
É perceptível a dificuldade dos pré-candidatos na escolha do vice. É o cargo mais importante para as amarras finais das majoritárias. Apenas a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura, Carmen Zanotto (Cidadania), optou em apresentar com antecedência o nome do vice. Trata-se do jovem e combativo vereador Jair Junior (Podemos), bastante conhecido no meio político por denunciar as desconformidades da atual administração. A Federação PSDB/Cidadania ao lado do Podemos, fará a última convenção da cidade na segunda-feira (5), às 19h, na Acil. O Partido dos Trabalhadores (PT), escolheu o sábado (3) para realizar a convenção, a partir das 19hs e deve efetivar a advogada Claudia Bratti na condição de candidata à prefeita. Já o MDB optou pelo domingo (4), a partir das 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores, e deverá ratificar o nome do ex-prefeito Elizeu Mattos.