24 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Jair e Michelle Bolsonaro na Efapi em Chapecó

A notícia que está tomando conta dos espaços dos formadores de opinião: a confirmação da vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da esposa Michelle, para conhecer a 21ª edição da Efapi, que acontece entre 6 e 15 de outubro em Chapecó. Ele atende ao convite do prefeito João Rodrigues. Já tem data e hora. Pelo que consta, o casal chega por volta das 10 horas, do dia 12 de outubro e deve pernoitar, ficando na cidade até o fim da tarde da sexta-feira, 13. Dá para imaginar a movimentação em torno da presença dos dois durante a Efapi. Obviamente, os dividendos políticos também se sucedem, com outros compromissos em paralelo. Será a terceira vez que Bolsonaro pisa oficialmente em solo chapecoense. A primeira vez, em 205, quando palestrou sobre o Estatuto do Desarmamento. Depois, em 2021, quando participou de motociata. Ele teve ainda outras duas passagens, mas nem saiu do aeroporto, quando seguia para o Paraná, e noutra, para o Rio Grande do Sul.(Casal Bolsonaro / Foto: Sergio Lima)

Oficialmente lançada a marca turística em Santa Catarina

A iniciativa torna a prática do desenvolvimento turístico de Santa Catarina, uma obrigação também dos municípios e da iniciativa privada / Foto: Eduardo Valente / Secom

O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira (25), a marca turística para evidenciar o potencial do Estado no setor, em todas as regiões. A ideia é boa. Chamar atenção dos turistas para que despertem o interesse por conhecer o Estado, através de campanhas, poderá reverter em bons dividendos, o ano todo. Com o slogan “Viva um estado de alegria” o que vai ser feito, é apresentar um portifólio completo de todas as potencialidades de Santa Catarina, nas mais variadas regiões, evidenciando igualmente as culturas e demais peculiaridades. Em paralelo, um forte calendário de eventos, com o objetivo de ampliar a circulação dentro do próprio estado, e de visitantes de fora. A expectativa da marca é a de que ela possa realmente inspirar a vinda de mais e mais visitantes para Santa Catarina, não somente no período de verão, nas praias.

Olhar também ao quesito estrutural

Vejo a iniciativa com bons olhos. Fazer com que o turismo catarinense seja potencializado em todas as estações do ano, cria aberturas para visitações, com exploração de toda a diversidade existente, incluindo a gastronomia, praias, neve, enfim, turismo de eventos, entre outras possibilidades. Nunca antes havia sido pensada uma forma de valorização turística, nessa magnitude. O Estado está fazendo a parte que lhe cabe. Importante que municípios e a iniciativa privada também tenha a mesma visibilidade. Há regiões desprovidas de infraestrutura. Não me canso de citar a necessidade urgente de revitalizar o mirante da Serra do Rio do Rastro, além da pavimentação dos acessos das vitiviniculturas na região de São Joaquim, entre outras ações. Santa Catarina precisa, além de ressaltar as vantagens do turismo, pensar em como abrigar os turistas. Falo da Serra, por ser a mais carente, no quesito estrutural.

Fim da reeleição a cargos do Executivo?

Rodrigo Pacheco / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agitou os bastidores da política, nesta segunda-feira, 25, ao dizer que é contra a reeleição para cargos do Executivo (Presidente, Governador e Prefeito), e que o assunto poderá ser apreciado pelo Congresso Nacional. A ideia não é nova. Propõe um debate para o aumento de quatro para cinco anos. Segundo ele, o mandatário que tem a oportunidade de governar em dois mandatos ou mais, por vezes, deixa de tomar medidas me nos populares em função da reeleição, por conveniência ou somente pela perspectiva de ter votos.

CPI do MST

Deputado Ricardo Salles / Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), leu na quinta-feira (21) parecer em que pede o indiciamento de 11 pessoas. Houve pedido de vista conjunto, e a votação do relatório ficou para esta terça-feira (26). Salles elencou 25 iniciativas hoje na Câmara dos Deputados que, na visão dele, se aprovadas, podem trazer segurança jurídica e previsibilidade ao campo. Além disso, o relator defendeu o apoio aos assentamentos existentes, desde que sejam consideradas a eficiência, a meritocracia e a produtividade. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)