A chuva continua sendo monitorada em todo o Estado de Santa Catarina desde sábado (26), e nesta quarta-feira (30) a Prefeitura de Joinville, junto do Gabinete de Crise, continua atenta a situação dos pontos mais afetados da cidade, e os serviços públicos, principalmente de abastecimento de água, foram reorganizados.
De acordo com a administração municipal, nas últimas 96h, a estação de monitoramento no bairro Vila Nova indicou acumulado de 449 milímetros. Já em Pirabeiraba, o acumulado é de 327 milímetros no mesmo período.
Para esta os próximos dias, ainda há previsão de pancadas de chuva. Por esse motivo, a Defesa Civil mantém o alerta para riscos de deslizamento e enxurrada. A população, principalmente quem mora próximo de encostas, deve ficar atenta aos sinais que indicam deslizamento: rachaduras em paredes e morros, inclinação de postes e árvores.
Além disso, grande quantidade de barro vindo junto com a água da chuva em morros é outro indicativo de atenção. A Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Confira como vão funcionar os serviços públicos da cidade:
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social informa que foram acolhidas nos abrigos 150 pessoas na noite de terça-feira (29). No abrigo montado na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, 141 passaram a noite no local. Já na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba, foram 9 pessoas acolhidas.
Nos abrigos emergenciais, os adultos e crianças recebem café da manhã, almoço e jantar, além de kits de higiene pessoal, toalhas, colchões e roupas de cama.
Escolas municipais
Três escolas municipais têm mudança nas atividades nesta quarta-feira (30). O transporte escolar não está operando nas regiões do Quiriri e Cubatão. Por esse motivo e pela dificuldade de acesso dos alunos, na Escola Municipal Vereador Hubert Hübener e na Escola Municipal Germano Lenschow, os professores anteciparam o calendário escolar e realizam na data de hoje reuniões de Conselho de Classe.
Já na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, que serve de abrigo emergencial, as aulas estão temporariamente suspensas em razão da quantidade de pessoas acolhidas no local. As demais escolas e Centros de Educação Infantil estão com as atividades normais. Vale destacar que a própria unidade faz contato com os pais ou responsáveis pelos alunos caso haja necessidade de cancelamento pontual das atividades.
Coleta de Resíduos
A Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville informa que em decorrência de pontos de alagamento e áreas com deslizamento de terra, a coleta de resíduos, feita pela empresa Ambiental, está temporariamente comprometida em algumas regiões da cidade. As principais regiões afetadas são o Quiriri de Baixo, áreas nos bairros São Marcos e Morro do Meio.
Abastecimento de água
As duas estações de tratamento de água, em Cubatão e Piraí, operam com 90% da capacidade produtiva. Dessa forma, o sistema de abastecimento vem apresentando melhora, apesar de ainda estar sujeito às condições climáticas adversas.
Na manhã desta quarta-feira, estão sendo entregues 1,9 mil litros por segundo, somando a produção das duas estações. Normalmente, a vazão é de 2,2 mil litros por segundo. Locais como instituições de ensino, de saúde e os abrigos emergenciais que foram montados na cidade, continuam sendo atendidos através de caminhões-pipa.
Apesar da melhoria no sistema de abastecimento, a companhia de abastecimento mantém o alerta para a população no sentido de reforçar o uso consciente de água tratada.
Foto: SECOM Joinville/Reprodução