19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Justiça de SC repara danos à cidadãos, 22 anos após golpe; entenda

A Justiça de Santa Catarina abriu um edital de reparação de danos, 22 anos após alguns cidadãos serem vítimas de um golpe, que envolveu o 3º Tabelionato de Notas e 2º Ofício de Protestos de Títulos e Documentos da Comarca de Joinville, com valores de títulos protestados e quitados. O caso ocorreu no anos 2000 e o prejuízo foi de mais de R$700 mil.

Para se habilitar é necessário procurar o Cartório da 2ª Vara da Fazenda de Joinville, localizado na sede do Fórum. O edital foi publicado no dia 12 de maio de 2022 e tem validade até 12 de maio de 2023.

Para solicitar o ressarcimento do dinheiro, o cidadão ou cidadã prejudicado na época dos fatos citados, deve comparecer no Cartório da 2ª Vara da Fazenda de Joinville, localizado na sede do Fórum, na Avenida Hermann August Lepper, 980, bairro Saguaçu, e se habilitar no processo de reparação dos danos.

Entenda o golpe:

A ação é resultado do trabalho do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que culminou na condenação de dois cartorários por improbidade administrativa e a obrigatoriedade da devolução do valor do qual se apropriaram, que chega a R$ 770.048,63.

Mãe e filho que eram os responsáveis pelos cartórios no ano de 2000, em Joinville, deixaram de repassar os valores pagos de títulos protestados e quitados em cartórios aos credores. Em 2011 eles foram condenados a reaver o dinheiro aqueles que foram lesados.