Por Band.com.br | Foto: Redes sociais/Reprodução
Piloto da Ferrari venceu no circuito de Monza, a casa da equipe italiana, seguido por Piastri e Norris
Charles Leclerc venceu o GP da Itália, disputado em Monza neste domingo (1), com uma estratégia ousada de apenas uma parada. Desta forma, garantiu a festa da torcida local com o desempenho da Ferrari em casa. Esta foi a segunda vitória do piloto monegasco na temporada (a sétima da carreira dele). Ele já havia vencido uma prova no circuito há cinco anos.
Oscar Piastri foi o segundo e Lando Norris, o terceiro, resultado que coloca fogo no Mundial de construtores, já que a McLaren encosta definitivamente na Red Bull (são dez pontos de diferença). Verstappen foi apenas o sexto.
Ferrari “come quieto”
Sem alarde o status da McLaren no atual momento da temporada, coube a Leclcerc no quarto final da corrida apostar definitivamente na estratégia de apenas uma parada. Com as circunstâncias conspirando a seu favor, ele se deu bem. Abriu vantagem na ponta e não chegou a ser incomodado no fim, mesmo com o ímpeto de Piastri.
Norris larga bem, mas alegria dura pouco
A alegria de Norris por manter a posição após largar na pole durou menos de meia volta. Com estilo agressivo, Piastri não tomou conhecimento do companheiro de McLaren e assumiu a ponta. De quebra, Leclerc também ultrapassou Norris na sequência e pulou para segundo. Sainz, Hamilton e Verstappen (quarto, quinto e sexto, respectivamente) ganharam a colocação de Russell, que perdeu o traçado após ser tocado na volta inicial. Entre os dez primeiros, apenas a Red Bull optou por sair com pneus duros.
McLaren para primeiro, e Red Bull retarda o pit
Na 15ª volta, após apertar o ritmo para buscar Leclerc, Norris foi ao box. Na sequência, foi a vez de Piastri fazer a primeira parada. A equipe trabalhou bem e ele retornou em quarto. Naquela altura, Sainz liderava, seguido dos dois pilotos da Red Bull, que ganharam a posição após o pit stop do ferrarista. Verstappen parou na 23ª volta e novamente colocou pneus duros, o que o obrigou a ir ao box novamente.
Erro antecipa segunda parada de Norris
Sem ser tocado, Norris errou na 32ª volta e viu Leclerc colar na disputa pelo 3º lugar. Antes do embate, porém, o piloto da McLaren parou novamente e voltou em 6º. Piastri parou pela segunda vez na 38ª volta. Norris foi para cima de Verstappen e superou o rival da Red Bull na volta 41.
Piastri assume a segunda colocação; Leclerc vence
A oito voltas do fim, Piastri foi para cima de Sainz e tomou a segunda colocação, estragando a dobradinha da Ferrari. No entanto, não houve tempo suficiente para que ele conseguisse superar os 12s de vantagem de Leclerc.