Foz do Rio Itajaí está lotada para UTIs adultas e neonatais. Grande Florianópolis não tem mais vagas para UTIs pediátricas
Dados disponibilizados pelo Governo de Santa Catarina nesta segunda-feira (13) indicam que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede SUS chegou ao limite em quatro regiões do estado. São três categorias de leitos: Neonatal, Pediátrico e Adulto. Todas elas registram ocupação superior a 60% em qualquer região catarinense.
Em se tratando de UTIs neonatais, a taxa de lotação chegou a 100% no Planalto Norte e Nordeste, no Grande Oeste e na Foz do Rio Itajaí. A região da Foz volta a registrar lotação máxima quando observados os leitos para adultos. Já os leitos pediátricos se esgotaram na Grande Florianópolis. Confira gráficos abaixo.
Além das três regiões lotadas, Santa Catarina ainda apresenta outras três regiões com ocupação de UTIs Neonatais superior a 90%. São elas: Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis. A região compreendida entre o Meio Oeste e a Serra Catarinense registra 86% de lotação. Dos 228 leitos neonatais, apenas 9 estão disponíveis em UTIs de todo o estado.
Com relação aos leitos adultos, apenas a região da Foz do Rio Itajaí está lotada, mas o o Planalto Norte e Nordeste, o Grande Oeste e a Grande Florianópolis registram lotação superior a 90%. As capacidades de leito no Meio Oeste e Serra e no Vale do Itajaí superam 85% e no Sul supera 75%. Da totalidade de 838 leitos adultos, 78 estão disponíveis em UTIs de todo o estado.
A respeito da capacidade de leitos pediátricos, apenas esta categoria registra números abaixo dos 70%. A Grande Florianópolis está lotada e a região Sul supera os 90%. No Meio Oeste e Serra e no Planalto Norte e Nordeste a taxa não ultrapassa 66%. Porém, em números brutos, são apenas 28 os leitos pediátricos de UTI disponíveis entre os 115 de todo o estado. Veja os gráficos disponibilizados pelo Governo estadual:
Leitos de UTI neonatais
Leitos de UTI adultos
Leitos de UTI pediátricos
Em nota, o Governo divulgou que renovou contratos com sete hospitais de atendimento infantil para a rede estadual e que pretende abrir mais 10 leitos neonatais na UTI do Hospital Regional de São José (HRSJ). Porém, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não informa qualquer medida relacionada a ampliações de capacidade em leitos adultos e pediátricos.
Foto: Freepik / Reprodução