25 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Educação

LIBRAS: Primeiro campus bilíngue na América Latina fica em Palhoça

Mais de dois mil alunos estão matriculados atualmente na instituição

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida nacionalmente como língua no dia 24 de Abril de 2002. No dia em que foi comemorado os 23 anos desta data importante para a comunidade surda no Brasil, o repórter Gabriel Phillipi, da TVBV, foi até Palhoça para conhecer o primeiro campus universitário bilíngue da América Latina.

Essa adaptabilidade do campus gerou oportunidades para pessoas surdas darem aulas e aprenderem de forma mais igualitária. Simone é professora há mais de 20 anos e é surda. Antes de conquistar a posição que ocupa hoje, ela enfrentou muitos desafios.

“A partir do momento que eu comecei a entrar em uma escola, é que esses desafios começaram a aparecer. Muitas pessoas oralizando, eu não conseguia acompanhar todas ao mesmo tempo, por mais que eu usasse o aparelho. Então, eu tinha uma amiguinha da escola que me ajudava, eu sempre colava dela, copiava as lições e a partir disso que eu comecei a desenvolver”, lembra.

Já Kailani experimenta o lado do aprendizado em Libras. Ela também é surda e estuda pedagogia no campus. A estudante relata que a possibilidade de aprender bem o português se deve muito às condições favoráveis que a instituição proporciona.

“Esse curso que eu fiz abriu muito a minha mente em relação a aprender o português como segunda língua, porque a Libras eu já tinha interiorizada, mas o português, não completamente. Depois desse curso, foi ótimo porque eu já conhecia o lugar, os professores, já conseguia me ambientar melhor ao espaço. Os professores, a grande maioria sabe as Libras, é um lugar de acessibilidade e eu gosto muito da estrutura daqui”, explica Kailani, de 21 anos.

Atualmente, cerca de dois mil estudantes estão matriculados no campus, sendo 1100 de forma presencial e 900 em cursos a distância. Em funcionamento desde 2010, a estrutura atual do campus foi inaugurada em 2013. O espaço conta com laboratórios, como esse, planejado para que os alunos produzam seus próprios conteúdos. Apesar da conquista de um local como esse, Simone entende que há muitos desafios na educação para pessoas surdas.

Assista à reportagem

           

             

Caminhão tomba e cai em cima de outra carreta na BR-282

Um veículo de passeio também foi atingido

Na manhã desta sexta-feira (25), um caminhão tombou e atingiu uma outra carreta e um carro na BR-282, na região de Lomba Alta, no município de Alfredo Wagner. Segundo o relato do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o primeiro veículo atingido foi o caminhão, que passava ao lado no momento do tombamento.

Continue lendo