O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o nome de cinco ministros de seu governo. O presidente também decidiu abrir os nomes dos novos comandantes das Forças Armadas.
Lula também oficializou o senador eleito Flávio Dino (PSB) para o Ministério da Justiça, que deve ter a função atual de Segurança Pública desmembrada da pasta. Dino indicou o delegado Andrei Passos Rodrigues como novo nome para a Polícia Federal. Ele foi um dos principais responsáveis pela segurança do presidente eleito durante a campanha.
“Tomei a decisão de apresentar alguns ministros e possivelmente depois da diplomação apresentarei mais um pouco e depois mais um pouco. Tomei a decisão porque é preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar”, afirmou o presidente eleito.
Confira os nomes dos ministros:
- Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT);
- Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro;
- Ministério da Justiça: Flávio Dino (PSB);
- Casa Civil: Rui Costa (PT);
- Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira.
Nas Forças Armadas, o general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia do Exército, será o novo comandante do Exército. Na Aeronáutica vai ser o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. E na Marinha o almirante Marcos Sampaio.
Já a PEC da transição, que foi aprovada em dois turnos no Senado Federal, e agora espera pela votação na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Arthur Lira, que se comprometeu em colocar a PEC da transição para ser votada na semana que vem.
Foto: Edilson Rodrigues | Ag.Senado/Reprodução