O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa nesta segunda-feira (7) de reuniões com a equipe de transição de governo, em São Paulo.
Na sexta-feira (4), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foi nomeado oficialmente chefe da transição de governo. Lula assumirá a Presidência da República em 1º de janeiro de 2023.
Ao longo da semana, o Diário Oficial da União (DOU) trará os nomes dos políticos e técnicos que vão preencher os 50 cargos provisórios destinados pela legislação à equipe do governo eleito.
Entre os trabalhos da equipe de transição do presidente Lula está a negociação no Congresso Nacional de ajustes no Orçamento de 2023. De acordo com a equipe do governo eleito, o primeiro passo será assegurar no orçamento do próximo ano a manutenção em R$ 600 do auxílio para a população carente; ajuste no salário mínimo, além de recursos para a saúde e merenda escolar.
O início do trabalho de transição terá como base um documento, ainda não divulgado, de cerca de 450 itens, que se tornará o plano de governo de Lula e Alckmin, a partir de janeiro de 2023.
Lula, seu vice Alckmin e sua equipe de transição trabalharão no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Por lei, o governo atual deve fornecer o espaço e uma equipe de 50 pessoas para auxiliar nos trabalhos.
Após o resultado das eleições, Lula foi convidado pelo presidente do Egito para participar da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, em Sharm El Sheikh.
Foto: PT/Carlos Motta/Reprodução