22 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Lula se prepara para a nova cirurgia

Esta será a segunda cirurgia para tratar o hematoma no cérebro. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.

O procedimento busca “entupir” vasos sanguíneos no crânio para evitar novas hemorragias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar por uma nova cirurgia para tratar uma hemorragia intracraniana nesta quinta-feira (12). O “procedimento endovascular”, como é descrito no boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na última quarta-feira (11), será uma embolização de artéria meníngea média para completar a cirurgia realizada na última segunda-feira (09).

Ou seja, uma artéria do cérebro do presidente será “entupida” para evitar novas hemorragias. Neste procedimento os cirurgiões utilizam substâncias químicas ou calor para fazer o bloqueio do vaso. Os especialistas ressaltaram que a técnica não impede achegada de oxigênio e nutrientes no local.

Pra o procedimento fios e cateteres são inseridos num vaso sanguíneo, geralmente pelo braço ou pela virilha, e com o apoio de tomografia, ressonância magnética e radiografia, os cateteres são levados pelo sistema circulatório até a região que precisa de tratamento. A mesma técnica é bastante difundida no tratamento de infarto, AVC, dor, inchaço na próstata e até câncer.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A queda

O presidente sofreu um acidente doméstico no mês outubro. Na ocasião ele bateu a cabeça ao cair no banheiro do Palácio da Alvorada. No dia nove de dezembro, Lula passou mal e apresentou dores de cabeça.

Após exames em Brasília os médicos identificaram uma hemorragia intracraniana. O presidente foi transferido para São Paulo e passou por uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma no cérebro. Como a cirurgia buscou apenas retirar o coágulo de sangue foi necessário realizar o novo procedimento, agendado para esta quinta.

           

             

Lula passa por cirurgia de emergência

Após dores de cabeça um exame mostrou uma hemorragia intracraniana

A cirurgia foi realizada na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento, uma craniotomia para drenagem de hematoma, ocorreu sem intercorrências. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem e permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sendo monitorado.

O Hospital divulgou que Lula sentiu dores de cabeça e um…

Continue lendo