Dia do Trabalho e Corpus Christi cairão em quintas-feiras e devem emendar com o fim de semana
Nesta terça-feira (22), os brasileiros já voltaram às suas rotinas de trabalho, depois de um longo feriado, que começou na sexta-feira Santa (18) e durou até segunda-feira (21), com o feriado de Tiradentes. A maioria das pessoas aproveitou para descansar bastante e renovar as energias.
Outras aproveitaram para viajar e, como já sabiam desse feriado prolongado, já se anteciparam nas compras das passagens, visando a economia. Para os próximos dois meses, esse público já pode começar a programar novas viagens, pois vem novos “feriadões” por aí.
Isso porque o Dia do Trabalho (1° de maio) e o feriado de Corpus Christi (19 de junho) caem em quintas-feiras. Desta forma, grande parte das instituições aproveita para emendar com o fim de semana, dando folga para os funcionários na sexta-feira, fazendo com que o período de descanso dure quatro dias.
Sobre os feriados
O Dia do Trabalho, considerado feriado nacional nos Estados Unidos desde 1925, é dedicado aos grevistas de Chicago de 1886, que pediam redução da jornada de trabalho e melhores condições.
No Brasil, a data se tornou feriado nacional desde 1949. Com isso, trabalhadores têm direito à folga ou remuneração em dobro caso trabalhem. Atividades essenciais devem operar regularmente ou em regime de plantão, com folga posterior determinada em acordos e convenções coletivas.
Já o Corpus Chrsiti é um feriado religioso e uma festa da Igreja Católica que celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, presente no pão e vinho usados pelos católicos.
A celebração é ligada à Última Ceia, quando Jesus partilhou o pão e vinho com os apóstolos. O feriado não é nacional, considerado ponto facultativo pelo governo federal. Para saber se terá direito ao feriado, é preciso consultar a legislação municipal.
Com informações de Band.com.br
Evento de Skate em Criciúma termina com dobradinha manezinha no pódio
Pedro Carvalho e Kalani Konig ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente; no feminino, Isadora Pacheco, também manezinha, conquistou o título da categoria
Neste fim de semana, a cidade de Criciúma, no Sul do Estado, recebeu a etapa nacional do Skate Total Urbe (STU), que terminou com participações marcantes de atletas de Florianópolis. Na categoria masculina, o pódio teve dobradinha manezinha, com Pedro Carvalho, campeão, e Kalani Konig, vice.