19 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Maior assaltante de bancos de Santa Catarina é morto pela polícia

Foto: PCSC

Foragido reagiu a abordagem da PCSC em sítio no interior do Alto Vale

A Polícia Civil (PCSC) matou na manhã desta sexta-feira (14) Odair José da Silva, de 47 anos, conhecido como o maior assaltante de bancos de Santa Catarina. Segundo a PCSC, “Oda” reagiu a uma abordagem policial em um sítio em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, entrou em conflito utilizando uma pistola e foi alvejado pelos agentes.

Odair estava foragido há sete anos vivia na zona rural de Rio do Sul utilizando um nome falso. Ele foi responsável por diversos roubos desde o início dos anos 2000 e estava condenado a mais de 60 anos de prisão por crimes graves envolvendo assaltos e sequestros.

 

De acordo com Anselmo Cruz, delegado responsável da Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, o foragido possuía longo histórico criminal e de ações extremamente violentas, cometidas principalmente entre 2023 e 2024.

Histórico de assaltos e sequestros

Em fevereiro 2023, Oda foi responsável pelo sequestro do gerente de uma agência bancária de Santa Cecília, na Serra catarinense. A esposa e filhas pequenas da vítima foram mantidas em cárcere, enquanto o bancário foi utilizado a usar um colete com uma bomba falsa enquanto o assaltante tentava retirar dinheiro da agência.

Em maio e julho de 2024, o foragido esteve envolvido em roubos de armas de um colecionador em Blumenau, no Vale do Itajaí, e de um clube de tiro em Itaiópolis, no Planalto Norte, onde foram levados um fuzil, 80 pistolas e mais de 10 mil munições.

Oda também foi apontado como o principal idealizador de mais um assalto a uma agência bancária na cidade de Santa Terezinha, na região Norte, no último mês de novembro. Novamente, o gerente da agência foi sequestrado, enquanto a esposa e o filho pequeno, uma criança de três anos de idade, eram mantidos em cárcere.

           

             

Contaminação por cocaína na Lagoa da Conceição é uma das maiores no mundo

Estudo realizado pela UFSC publicado em revista científica identificou 35 contaminantes em altas concentrações

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou uma das maiores concentrações de cocaína do mundo na Lagoa da Conceição, um dos cartões postais de Florianópolis. O estudo analisou ao todo 35 contaminantes com concentrações elevadas, e foi publicado na na revista Science of the Total Environment.

Continue lendo