Foto: PCSC/Divulgação
Espécies nativas, exóticas e domésticas foram encontradas em imóvel no Estreito
Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) resgatou 59 aves silvestres, dentre espécies nativas e exóticas, que eram mantidas em cativeiros irregulares em um imóvel em Florianópolis. A apreensão ocorreu na última sexta-feira (25).
A ação partiu de uma denúncia de que um homem mantinha um tucano e outras aves de forma irregular em sua residência no bairro Estreito, região continental da Capital.
A denúncia foi verificada e confirmada pela Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), que encontrou ainda outras 12 espécies de aves domésticas e uma tartaruga.
De acordo com a PCSC, os animais foram devidamente apreendidos e repassados aos cuidados de uma depositária fiel, que será responsável pelos animais enquanto os procedimentos são encaminhados pelo órgão ambiental.
O responsável pelo cativeiro responderá no âmbito da Lei de Crimes Ambientais por possuir espécies silvestres, nativas ou exóticas, sem as devidas licenças ou autorizações pelas autoridades competentes, e pode pegar de seis meses a um ano de prisão, além de multa.