A Operação Festas de Outubro 2022, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), terminou no fim de semana e divulgou o balanço de motoristas dirigindo sob efeito de álcool, que ultrapassou 900 flagrantes. As fiscalizações foram na BR-470, região do Vale do Itajaí, e na BR-101, entre Florianópolis e Joinville.
De acordo com a PRF, foram 959 motoristas flagrados pela Lei Seca. Todos receberam multa no valor de R$ 2.934,70 e vão responder a processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foram flagradas mais 1.280 infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e recolhidos 229 veículos ao pátio por irregularidades.
As equipes de educação para o trânsito também tiveram forte atuação, convidando centenas de motoristas que estavam se dirigindo às festas para um bate papo alertando sobre os riscos da embriaguez ao volante.
Durante a fiscalização depois das festas, os policiais perceberam um grande número de pessoas voltando pra casa utilizando-se de aplicativos de carona, o que indica uma atitude positiva do comportamento do público em relação ao tema.
A PRF atuou tanto individualmente quanto em conjunto com outras forças (Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Guardas Municipais). Os órgãos criaram um “cinturão integrado de segurança” ao redor das festas na região do Vale do Itajaí, atuando simultaneamente de forma coordenada para potencializar a fiscalização e reduzir acidentes.