Governador Jorginho Mello, no Cosud, no Espírito Santo lançou críticas / Foto : Ascom Governo ES
Obviamente a ausência do governador Jorginho Mello (PL), em viagem ao Espírito Santo para participar do encontro do Cosud, foi mais do que percebida, e recebeu “elogios” dos que consideraram uma desfeita. Não ousarei criticar o governador. Todos sabem as razões do distanciamento, e que se antes a relação com Lula não era boa, azeda um pouco mais. Além disso, Jorginho Mello usou das redes sociais para falar sobre a obra e o atraso dela, em 12 anos. Foi contundente ao afirmar que não precisa de palanque e nem de faixa. O contorno viário da Grande Florianópolis já deveria ter sido liberado há dias. Em tom crítico, disse que aguarda o dia em que o Governo Federal venha destravar obras públicas que são de inteira responsabilidade de Brasília, como a BR-470. Por fim, salientou que não estaria nesta inauguração, por estar no encontro do Cosud, no Espírito Santo, que reúne os governadores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. “Neste encontro, discutimos ações e políticas conjuntas para que os estados possam se ajudar cada vez mais”, finalizou.
Contorno viário: maior obra rodoviária recente do país é inaugurada
Não há como descontextualizar a importância do Contorno Viário da Grande Florianópolis, inaugurado na manhã desta sexta-feira (9), depois de longos 12 anos de espera. Com investimentos de R$3,9 bilhões, através da Arteris, por força dos pedágios, só entra em operação para os usuários neste sábado (10), até que seja desmontada toda a estrutura para receber o Presidente da República, ou seja, uma nova espera que atendeu à agenda de Lula em Santa Catarina. Aliás, um ato que transformou a finalização do Contorno num grande ato político, e, diga-se de passagem, sem a utilização de recursos federais. Mas enfim, depois de todo esse tempo e uma sucessão de adiamentos, finalmente o trecho inaugurado terá uso prático e impacta diretamente em benefício aos usuários. São 50 km de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos. Em suma, a via irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital, proporcionando uma alternativa eficiente e segura ao tráfego da BR-101.