7 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Marinha reforça as ações da Operação Navegue Seguro

Guarnição da CPSC durante fiscalização. Imagem: Flávio Jr / Portal TVBV Online.

Por: Flávio Jr / Portal TVBV Online.

Confira como é o trabalho realizado pelos oficiais e praças da Capitania dos Portos de Santa Catarina

Com a chegada da temporada de verão ocorre o aumento da movimentação de embarcações em todo o litoral, além nos rios e lagos localizados no território catarinense. Diariamente a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), realiza a “Operação Navegue Seguro” com a fiscalização náutica. Os trabalhos ocorrem por terra e por mar.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Nesta sexta-feira (07) o Portal TVBV Online acompanhou uma ação de rotina da CPSC. Os militares seguiram para Baia Norte, passando pelo cartão-postal de Florianópolis a ponte Hercílio Luz, e logo avistaram uma escuna de turismo. Uma sirene é o aviso de que a embarcação será abordada. O foco foi a verificação de documentos, equipamentos obrigatórios e da condução responsável.

O barco abordado levava turistas para um passeio até as praias de Governador Celso Ramos. O comandante da embarcação, Zamir Antônio Cardoso, considera importante o trabalho de fiscalização da CPSC. “A cobrança da marinha é tão positiva que vejo poucas infrações ocorrendo. Sem dúvida é necessário para que as embarcações estejam aptas para a navegação. Acho que essa cobrança tem que acontecer por que se não vira bagunça, então eu acho que é muito positivo”, comentou o profissional que já navega há 30 anos. Com tudo certo, a embarcação é liberada e os oficiais da Marinha seguem para o próximo objetivo.

A “Operação Navegue Seguro” possui duas vertentes. “Além da fiscalização são realizadas ações educativas junto a marinas, clubes náuticos e colônias de pescas para promover a segurança da navegação e, em paralelo, incentivar as boas práticas para a preservação do meio ambiente”, comentou o comandante da CPSC, Capitão de Mar e Guerra Cristian Modesto de Rezende.

Já na fiscalização de embarcações de passageiros ou de esporte e recreio busca garantir que condutores e embarcações cumpram as normas de segurança, prevenindo acidentes e promovendo uma navegação mais segura.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Resultados

A CPSC está ampliando o alcance da Operação neste ano e, com base nos dados parciais, o órgão já identificou uma queda de infrações em relação a temporada de verão anterior (2023 / 2024). Até o momento, foram realizadas 3.445 abordagens que resultaram em 277 notificações e sete apreensões de embarcações. Na última edição 5.722 embarcações foram verificadas, 421 irregularidades constatadas e sete apreensões. Também ocorreu um aumento no número de testes com o bafômetro, sendo 360 testes realizados contra 284 na temporada anterior.

De acordo com o comandante da CPSC, Cristian Modesto de Rezende, as principais irregularidades constatadas durante as inspeções navais são conduzir embarcação sem habilitação, documentação vencida ou incompleta, navegar em áreas destinadas para os banhistas e não possuir número de inscrição visível na embarcação.

Imagem: Flávio Jr / Portal TVBV Online.

“A Marinha do Brasil reforça que a navegação segura é um compromisso de todos. O respeito das normas de segurança, além de evitar penalidades, preserva vidas. A expectativa é que os índices de ocorrências diminuam e assim vamos ter um verão mais seguro para nossos banhistas e para as pessoas que usufruem do nosso ambiente lacustre”, completou o comandante.

Qualquer pessoa que testemunhar situações de risco em relação a segurança da navegação ou infrações ambientais provocadas por embarcações pode acionar a Capitania através do número (48) 98833-0311. O envio de imagens com a identificação do fato e do registro da embarcação, vídeos ou fotos, para o canal de denúncia contribui para a verificação da irregularidade.

           

             

Vereador é resgatado após cair de costão e passar 9 horas no mar

Vítima passou a noite presa entre pedras ao norte da Praia Brava

O vereador de Itajaí Otto Luiz Quintino Junior, conhecido como Otto da Farmácia (PSD), foi resgatado após passar quase nove horas preso no mar junto a pedras no costão ao norte da Praia Brava, no Litoral Norte de Santa Catarina. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) na…

Continue lendo