Fonte: Band.com.br | Foto: Marcelo Santos
Cozinheira fez uma entremet que agradou os jurados, mas não cumpriu o objetivo da prova
A competição do MasterChef Confeitaria está cada vez mais acirrada, e Juliete foi a eliminada do episódio desta terça-feira (03) mesmo entregando uma entremet perfeita, segundo Jacquin. O erro da confeiteira foi não ter evidenciado o sabor da bottarga, ingrediente obrigatório a ser usado na sua sobremesa.
Na prova de eliminação, os confeiteiros tiveram que preparar uma sobremesa com sorvete. Mas é claro que a tarefa não seria tão simples: cada um teve que usar um ingrediente bastante exótico, como bottarga, alho negro, pimenta-malagueta e trufa chilena.
Capitã do time vencedor da primeira prova da noite, Walkyria foi a responsável por designar o ingrediente de cada um e deixou o mais difícil para Juliete. “Foi superinteligente [a decisão]. Tinha muita gente com medo de mim. Foi uma jogada forte”, avalia a eliminada em entrevista ao Band.com.br.
Juliete explica que, mesmo sabendo o que é a bottarga, nunca havia experimentado a iguaria. “Quando você não tem o sabor na cabeça, não tem essa memória gustativa, é difícil harmonizar com outros sabores”, pondera.
Ela se diz chateada por deixar a competição, mas celebra o fato de não ter cometido deslizes na eliminação. “Fico triste porque a gente entrega tudo o que a gente tem e, quando não dá, é frustrante, mas eu estou muito feliz porque eu saí cheia de elogios”, descreve. “Eu fiz um clássico bem-feito e fui reconhecida por isso.”
Do clássico à inovação
Acostumada com a confeitaria clássica, Juliete acredita que a experiência no MasterChef serviu para ampliar suas perspectivas. “Eu vim para o programa para buscar um desafio e eu encontrei. Encontrei maneiras de pensar diferentes, aprendi técnicas diferentes”, comenta.
Professora, Juliete não pretende abandonar a profissão tão cedo. “Eu gosto muito de ensinar, e faz parte aprender, entender, se atualizar e passar isso para frente”, reflete. “Estou saindo mais motivada a procurar coisas novas que eu não conhecia.”
Saiba o que rolou no 5º episódio do MasterChef Confeitaria
Chocolate? Não, obras de arte
O 5º episódio do MasterChef Confeitaria começou com um grande desafio para os participantes. Divididos em duas equipes, eles precisaram fazer uma escultura de chocolate medindo 60 centímetros, além de trufas que os jurados e o chocolatier Alê Costa pudessem experimentar.
Vencedor da última prova, Patrick escolheu Walkyria como sua adversária. A estratégia do confeiteiro, no entanto, foi por água abaixo, e time liderado por ela — com Digo, Matheus e Well — foi o campeão.
Sorvetes exóticos
No desafio eliminatório, Cesar, Juliete, Luísa e Patrick tiveram que preparar uma sobremesa em que o sorvete fosse protagonista. A missão, no entanto, teve um complicador: cada um tinha que usar, obrigatoriamente, um ingrediente exótico escolhido por Walkyria.
Cesar cozinhou com a pimenta-malagueta, Juliete com a bottarga, Luísa com o alho negro, e Patrick com a trufa chilena. Cesar foi o vencedor da disputa e conquistou um pin, enquanto Juliete foi eliminada do programa.