Por Band.com.br | Foto: XPB
Com vitória e abandono de Leclerc, piloto holandês volta a disparar no mundial de pilotos
Em uma corrida caótica e marcada por indas e vindas da chuva, Max Verstappen venceu o GP do Canadá, neste domingo (9), e volta a abrir uma boa vantagem para Charles Leclerc, que abandonou a corrida.
Piloto holandês não cometeu erros e aproveitou os erros Lando Norris e George Russell para conquistar sua 60ª vitória na Fórmula 1.
Haas surpreende na estratégia na largada
Com a pista muito molhada e uma chuva fraca caindo no Circuito Gilles Villeneuve, os dois carros da Haas foram os únicos a largarem com pneus de faixa azul, para chuva forte.
E a escolha se mostrou acertada para Kevin Magnussen e Hulkenberg nas primeiras voltas do Grande Prêmio do Canadá.
Magnussen, que largou em 14º, empilhou ultrapassagens nas primeiras voltas e chegou a ficar em 4º. Já Hulkenberg largou em 18º e chegou a ficar em 7º.
Após a chuva parar e criar um rastro seco na pista, os pneus intermediários passaram a ter um rendimento melhor que os de pista molhada e os dois pilotos foram perdendo posições.
Fim de semana para esquecer para Leclerc e Ferrari
Sofrendo com o carro durante todo o fim de semana, Charles Leclerc reclamou bastante durante todo o tempo em que esteve na pista. Com problemas no motor, o piloto monegasco, que largou em 11º, perdia meio segundo nas retas e também contou com um erro de estratégia Ferrari.
Na volta 29, Leclerc foi para os boxes durante a entrada do safety car na pista e a Ferrari optou por colocar pneu slick no carro do monegasco, que voltou para a corrida com pneus duros bem no momento em que a chuva voltou a cair no circuito.
Com isso, Leclerc fez uma nova parada para voltar aos pneus intermediários. Muito atrás de todos os outros pilotos, o piloto vencedor do GP de Mônaco acabou abandonando a corrida.
Carlos Sainz, que largou em 12º, também enfrentou muitos problemas durante toda a corrida e abandonou o GP do Canadá após rodar durante a volta 54 e atingir Alexander Albon, danificando o carro.
Briga intensa entre Russell e Norris
A corrida proporcionou muitas ultrapassagens e, talvez, o ponto alto tenha sido a briga entre Lando Norris e George Russell pela segunda posição.
O piloto da Mercedes largou na pole position e conseguiu fazer uma boa largada, se mantendo na primeira posição até a volta 22, quando cometeu um erro e passou direto pela última curva, sendo ultrapassado por Max Verstappen e Lando Norris.
Os dois pilotos passaram então a ter uma disputa ferrenha pela segunda posição até o final da corrida, revezando constantemente de posição, mas quem ficou com o segundo lugar no pódio foi o piloto inglês da McLaren.
Vitória sem erros de Verstappen
Largando na segunda posição, Max Verstappen não tentou atacar George Russell logo no início da corrida e assumiu a liderança após erro do piloto na volta 22, mas chegou a ser ultrapassado por Lando Norris e ficar mais de 7 segundos atrás da McLaren.
Mas, com sorte de campeão, Verstappen retomou a liderança três voltas mais tarde, após batida Logan Sargeant, que causou a entrada do safety car na pista.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
Com o safety car, Verstappen, Russell e Piastri foram para os boxes e a McLaren fez uma aposta errada em manter Norris na pista, entrando nos boxes na volta seguinte e perdendo a liderança para Max.
A partir da retomada da liderança, Max fez uma corrida tranquila, mesmo reclamando bastante da suspensão do seu carro, e guiou sua Red Bull para mais uma vitória.
Classificação completa do GP do Canadá 2024:
- Verstappen
- Norris
- Russell
- Hamilton
- Piastri
- Alonso
- Stroll
- Ricciardo
- Gasly
- Ocon
- Hulkenberg
- Magnussen
- Bottas
- Tsunoda
- Zhou
Abandonaram:
- Sainz
- Albon
- Pérez
- Leclerc
- Sargeant