Grandes lideranças estaduais também estiveram no encontro em Lages, e fortaleceram a pré-candidatura de ex-prefeito / Foto: Carla Rech
Encontro da Macro Regional do MDB, em Lages, reuniu mais de700 pessoas, na noite de sexta-feira (14), na Sede do Pinheirinho. O evento serviu para apresentar um diagnóstico eleitoral de cada região e nomes de pré-candidatos com vistas às eleições de outubro. A recepção ao grande público foi realizada pelo presidente do MDB de Lages, Pedro Freitas, e pelo coordenador regional do partido, Juarez Mattos. O 15 trouxe ainda a Lages o ex-governador Paulo Afonso e uma comitiva composta por deputados estadual e federal do partido como o presidente do diretório catarinense e vice-presidente nacional do MDB, Carlos Chiodini, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal, além do federal Valdir Cobalchini e do estadual Jerry Comper.
Ex-prefeito é o nome do MDB em Lages
O pré-candidato à prefeitura de Lages, Elizeu Mattos, foi enaltecido por todas as lideranças. Na ocasião, aproveitou para resgatar um pouco da sua história quando da sua administração. Empolgou e foi aplaudido pela plateia ao destacar que para ele é uma questão de honra ser prefeito de Lages. É que em 2018, Elizeu após ter sido denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitação e corrupção passiva, envolvendo a Semasa, foi condenado a penas que somavam 24 anos, 4 meses e 13 dias de prisão, além da perda do cargo público de assessor partidário na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e pagamento de multa. Os crimes foram apurados a partir da Operação Águas Limpas, desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em 2014. Porém, em 2022, o Superior Tribunal de Justiça anulou a condenação do ex-prefeito de Lages. O STJ considerou o Desembargador Ernani Goethem e a 3ª Câmara Criminal de Justiça de Santa Catarina impedidos de julgar por não haver imparcialidade no julgamento. A decisão lhe devolveu também os direitos políticos. Por fim, Elizeu, agora, ele quer restabelecer a verdade sobre tudo o que lhe aconteceu, e provar em definitivo a inocência, com a volta à Prefeitura. Na época, esteve preso e renunciou ao cargo de prefeito, após a morte da esposa, acometida por câncer.
Governador e comitiva de malas prontas para embarcar a Portugal
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se prepara para uma missão internacional de estreitar os laços com Portugal. A viagem está marcada entre os dias 8 e 14 de julho. O objetivo é fortalecer as relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio. Segundo ele, depois do anúncio de voos diretos entre Santa Catarina e Portugal, decidiu aproveitar para buscar novas parcerias. Entre as ideias, promover o estado como destino turístico para os portugueses e demais europeus que vêm para o Brasil. A comitiva catarinense será formada por secretários das pastas de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Turismo e Comunicação. Entre os principais pontos da agenda estão encontros com líderes governamentais e empresariais portugueses, onde serão discutidas estratégias para promover o intercâmbio de conhecimento e inovação. “Queremos mostrar como Santa Catarina é também um lugar a ser visitado, além de ser um grande parceiro em outros setores”, destacou o governador Jorginho Mello.
Criatividade do deputado Lucas Neves chama atenção
Um modo diferente de chamar atenção. Um carro grafitado com frases impactantes chamou atenção de muita gente no amanhecer de sábado (15). A impressão era de que havia alguém muito descontente com uma relação afetiva. No entanto, se tratava de uma campanha, muito criativa, do deputado Lucas Neves (Podemos), contra as drogas. A ideia deu certo e chamou atenção, ganhando destaque nas redes sociais. Lucas que é presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), tem feito um forte trabalho de prevenção e combate às drogas. Na verdade, os dizeres escritos no carro serviram para alertar a população sobre os perigos das drogas. O deputado enfatizou que as mensagens no veículo refletem a dura realidade enfrentada pelos usuários de drogas, ressaltando que a dependência compromete a saúde mental, emocional, física e social das pessoas.