19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Megaoperação nacional cumpre quatro mandados em Santa Catarina

Batizada de “Não Seja um Laranja”, ação policial investiga pessoas que estariam
emprestando suas contas bancárias para viabilizar fraudes

Com integração entre Interpol, Polícia Federal e Polícia Civil, uma megaoperação foi deflagrada nesta terça-feira (30) para desarticular esquemas de fraudes em contas bancárias eletrônicas. A ação mira contas mantidas em diversas instituições bancárias do país e, além do auxílio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção (IFCACC-Interpol), conta ainda com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As equipes cumprem 51 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal, em investigações a pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários. Em Santa Catarina foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão sendo dois deles na cidade de Joinville, um em Araquari e outro em Balneário Camboriú.

De acordo com a Polícia Federal, foi detectado “um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais ‘emprestam’ suas contas bancárias, mediante pagamento”. Pessoas que participam de esquemas com a cessão das contas para receber transações fraudulentas são conhecidas popularmente como “laranjas” e por isso dá-se o nome da operação, batizada de “Não Seja um Laranja”, que está em sua segunda fase de atuação.

 

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal (PF) e a Febraban, vigente desde outubro de 2017. A PF declara que o acordo se consolidou como referência interna e internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

Confira mais fotos das apreensões

Fotos: PF / Divulgação