Foto: TRE-SC
Cidade na Serra catarinense foi a primeira a eleger oficialmente um prefeito nesse domingo; veja balanço
A votação nas Eleições Municipais 2024 foi encerradas às 17h desse domingo (6). A partir de então, em Florianópolis, as mídias com as informações dos eleitores de cada seção eleitoral foram levadas até a seda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) para dar início à apuração dos resultados. Na Capital, este serviço contou com 86 ciclistas do grupo “Pedal Cidadão” que participaram do recolhimento das mídias em 44 locais de votação da região central da cidade.
O projeto é realizado desde 2014 pelo TRE-SC e tem como objetivo integrar e engajar a sociedade no sistema eleitoral brasileiro, além de apresentar uma alternativa sustentável para essa etapa do processo, feita usualmente com motocicletas.
“Muito além da questão eleitoral, estamos falando de cidadania e também sustentabilidade. A bicicleta é outro meio de transporte pelo qual é possível fazer o mesmo e melhor”, avaliou Gonsalo Ribeiro, diretor-geral do Tribunal.
78,29% do eleitorado apto compareceu às urnas em Santa Catarina
A Justiça Eleitoral concluiu a totalização dos votos em Santa Catarina para as Eleições Municipais de 2024 exatamente às 21h06 desse domingo. Ao todo, 78,29% do eleitorado apto compareceu às urnas nas 295 cidades catarinenses, o que representa um índice de abstenção de 21,71%.
A primeira cidade em todo o Brasil a encerrar a totalização dos resultados foi o município de São Cristóvão do Sul, na Serra catarinense. Apenas 10 minutos após o encerramento da votação, os 3.617 eleitores já tinham seus representantes eleitos.
Em Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três municípios catarinenses onde poderia haver segundo turno por terem mais de 200 mil eleitores, a disputa já encerrou nesta primeira votação, uma vez que os candidatos mais bem colocados atingiram maioria absoluta dos votos – 50% mais um. Essa é a primeira vez que não haverá segundo turno em Santa Catarina desde as Eleições Municipais realizadas em 2000.
Ocorrências policiais
Durante a votação, conforme levantamento das forças de segurança, 37 ocorrências policiais foram registradas no estado, sendo 12 com eleitores presos e 25 sem necessidade de detenção. Nenhum dos casos relacionados teve envolvimento direto de candidatos. O crime de boca de urna e arregimentação de eleitores foi o principal motivo das ocorrências.
Ocorrências com urnas eletrônicas
Ao longo do dia, foram registradas 375 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 244 com substituição por outra urna eletrônica de contingência – o que corresponde a cerca de 1,4% do total de urnas utilizadas. Segundo o TRE-SC, na maioria das outras ocorrências observadas, a reinicialização da máquina ou o ajuste do papel e da bobina foi o suficiente para resolver o problema.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Não houve necessidade de votação em papel e uso de urnas de lona em nenhuma das seções eleitorais do estado.
Auditorias da votação eletrônica
Ainda nesse domingo, 27 urnas foram submetidas ao Teste de Integridade, audiência pública que acontece simultaneamente à votação oficial. O processo de auditagem ocorreu no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) e na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em frente ao prédio sede do TRE-SC.
Nesse teste, votos preenchidos previamente em cédulas de papel foram digitados em urnas eletrônicas sorteadas na véspera do pleito e depositados em urnas de lona. Ao final, o comparativo entre a contagem das cédulas de papel e a totalização da votação eletrônica chegou ao mesmo resultado, atestando mais uma vez a confiabilidade do sistema.
O Teste de Integridade teve a participação de mais de 60 voluntários do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.
Outros oito equipamentos passaram pelo Teste de Autenticidade antes do início da votação em seções sorteadas também no sábado. As auditorias nas seções comprovaram a integridade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas, que estavam em conformidade com as assinaturas digitais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).