O CPAC é reconhecido como o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo / Reprodução / O Antagonista
Os próximos dias 6 e 7 de julho prometem não ser nenhum pouco normal nesta época de baixa temporada em Balneário Camboriú, tudo, por conta da realização da Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC). Mais relevante ainda, devido à confirmação da presença do presidente argentino Javier Milei e o do ex-presidente Jair Bolsonaro. O evento irá acontecer no Expo Centro em Balneário Camboriú. O CPAC Brasil promete reunir os principais líderes e ativistas conservadores do Brasil e do mundo, oferecendo uma plataforma para debates profundos e inspiradores sobre os valores que moldam o conservadorismo no País. Bolsonaro tem ocupado espaço nas redes sociais propagando o encontro em tom de campanha e mudança futura.
Possíveis lideranças que deverão estar presentes no encontro:
Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, governador Jorginho Mello, Ana Campagnolo, Guilherme Derritte, Secretário de Segurança de São Paulo, Cintia Chagas, Thales Gomes, Renzo Greis, Gustavo Gaia, Ricardo Salles, Caroline Detone, Júlia Zanatta, prefeito Fabrício Oliveira, Gustavo Villatoro, ministro da Justiça e Segurança de El Salvador, José Antonio Casti, apontado como o próximo presidente do Chile, Rita Matias, deputada de Portugal, Eduardo Verastegue do México, e Manuel Adorno, porta-voz do presidente da Argentina, Javier Milei, entre outros.
Sobre o CPAC
A Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC)) é reconhecida como o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo. Desde sua criação em 1974, o CPAC tem reunido líderes políticos, ativistas e pensadores conservadores para debater questões fundamentais e promover os valores do conservadorismo. Com uma história de sucesso nos Estados Unidos, o CPAC expandiu sua atuação para outros países, incluindo o Brasil. Desde sua primeira edição no país, realizada em São Paulo em 2019, o CPAC Brasil tem se consolidado como um espaço fundamental para o debate político e a promoção dos valores conservadores. (Fonte: site do CPAC).
Fora da reunião da Cúpula do Chefes de Estado do Mercosul
Por “aperto” na agenda, o presidente argentino, Javier Milei decidiu não participar do encontro da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, aumentando a tensão e o desconforte existente com o presidente Lula, do Brasil, previsto para a próxima segunda-feira (8), no Paraguai. A tensão ocorre porque Milei confirmou presença na reunião da Conferência Política de Ação Conservadora (Cpac), no fim de semana, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, ao lado de Jair Bolsonaro. Ambas decisões causaram preocupação em fontes brasileiras, que temem um aprofundamento da crise bilateral.
MPSC promove seminário eleitoral, em Lages, nesta terça-feira
Na programação prevista para esta terça-feira (2), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a reunião de alguns dos maiores especialistas no estado e no país sobre Direito Eleitoral. Durante a manhã, encontro é destinado ao público interno e, à tarde, aos públicos interno e externo. O evento, que está percorrendo o estado com palestras e discussões relevantes para o debate eleitoral. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no local do evento. A programação é dividida em duas partes, com palestras voltadas apenas para o público interno na parte da manhã (das 9h às 12h) e para os públicos interno e externo no período da tarde (das 14h às 18h). Podem participar, do público interno, Promotores de Justiça Eleitorais, assistentes, Juízes Eleitorais e chefes de cartório. Do público externo, pré-candidatos, partidos políticos, eleitores e comunidade em geral. Os seminários têm a parceria da Procuradoria Regional Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e o apoio da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina.