Foto: MPSC/Divulgação
GAECO cumpriu mandados em 4 cidades contra investigados por envolvimento em fraudes administrativas cometidas em Guarapuava (PR)
Cinco moradores de municípios em Santa Catarina foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em apoio a duas operações deflagradas pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) para investigar fraudes administrativas supostamente cometidas no serviço público municipal de Guarapuava (PR).
As investigações envolvem os possíveis crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e organização criminosa praticados por servidores públicos municipais. Os crimes teriam sido praticados em processos de licitações e contratos formalizados entre empresas e o Município entre 2021 e 2023.
No âmbito da operação “Abecedário”, um morador de São José, na Grande Florianópolis, foi alvo de um dos mandados. Segundo as investigações, ele teria recebido valores em sua conta bancária de um grupo empresarial investigado, indicando ser possivelmente um dos responsáveis pela lavagem do dinheiro obtido com corrupção.
A segunda operação, chamada “Fogo no Parquinho”, teve quatro alvos de mandados nos municípios de Rio do Sul, Agronômica e Braço do Trombudo, no Alto Vale do Itajaí. Os investigados estariam ligados a fraudes em licitações praticadas por duas empresas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
O GAECO do Paraná e o Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) cumpriram também mandados de busca e apreensão nas cidades paranaenses de Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Foz do Iguaçu, totalizando 34 procedimentos.