21 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Moraes libera acesso público a vídeos e áudios de delação de Mauro Cid

Por Agência Brasil | Foto: Reprodução

Em troca de detalhes em investigações sobre Bolsonaro, tenente-coronel pediu perdão judicial pelos próprios crimes e de familiares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disponibilizou nesta quinta-feira (20) o acesso público a todo material em vídeo e áudio que foi captado durante os depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, que fechou acordo de colaboração premiada com a Justiça e revelou detalhes sobre um plano de golpe tramado na cúpula do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A transcrição dos depoimentos, todos colhidos em ao menos cinco dias no ano passado, já havia sido liberada na quarta-feira (19) pelo ministro, que é relator da investigação sobre a trama golpista.

 

A delação de Cid, que foi ajudante de ordens e trabalhou ao lado de Bolsonaro durante todo seu mandato, serviu de base para a denúncia apresentada na terça (18) em que o procurador-geral da Republica, Paulo Gonet, acusou o ex-presidente e o próprio Cid, além de outras 32 pessoas, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Cid fechou o acordo de delação premiada em setembro de 2023, diretamente da delegacia de Polícia Federal (PF), quando já estava há pelos menos cinco meses preso preventivamente sob suspeita de participação numa tentativa de acobertar o caso do desvio de joias sauditas do acervo presidencial.

Termos

Os termos do acordo também foram tornados públicos por Moraes. Em troca de revelar detalhes sobre diferentes linhas de investigação que tinham Bolsonaro como alvo, Cid pediu o perdão judicial pelos próprios crimes ou, se não fosse possível, que pegasse uma pena de, no máximo, dois anos de prisão.

O tenente-coronel também pediu que os benefícios fossem estendidos a seu pai, o general Mauro Lourena Cid, bem como a sua esposa e filha. Ele solicitou ainda proteção a sua família, o que foi concedido pela PF.

           

             

Homem com tornozeleira eletrônica é detido vendendo drogas em casa em SC

No local, foram encontrados porões de maconha, crack e cocaína e dinheiro fracionado

Um homem de 41 anos e uma mulher de 23 foram detidos na noite dessa quarta-feira (19) em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, após a Polícia Militar (PMSC) encontrar diversas porções de drogas e R$ 1.254,00 em espécie no apartamento onde eles estavam.

Continue lendo