21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

A artista estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro

Morreu, aos 83 anos, na manhã desta segunda-feira (7), a atriz Aracy Balabanian. A artista, que havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zonal sul do Rio de Janeiro. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.

Carreira na TV

A atriz desde a estreia nos anos 1960, protagonizou grandes sucessos, como Antônio Maria (1968) e Nino, o Italianinho (1969), ambas na extinta Tupi. Ela também teve destaque em outros sucessos da TV Globo, como o programa infantil Vila Sésamo e a novela “O Primeiro Amor” (1972) e as novelas Pecado Rasgado (1978), Coração Alado (1980), Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985), entre outras.

Entre as personagens mais lembradas está a Dona Armênia de Rainha da Sucata (1990), sempre às voltas com “as três filhinhas” e com o bordão “Na chón!”. De tanto sucesso, a escandalosa dona de casa voltou à cena na novela seguinte do autor Silvio de Abreu, Deus nos Acuda (1992). Outro sucesso da atriz em sua carreira foi com vilã Filomena Ferreto Giardini, em 1995, na novela “A Próxima Vítima”.

 

Mas talvez sua carreira tenha como o grande destaque a personagem Cassandra, do sitcon Sai de Baixo (1996-2002) no qual contracenou com Miguel Falabella, Marisa Orth e Tom Cavalcanti. Amigo de Aracy, Falabella prestou homenagem à atriz.

E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas.

Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia! — Miguel Falabella.

Walcyr Carrasco foi outra personalidade da televisão brasileira que reverenciou Aracy

O último trabalho da intérprete na TV foi no especial de fim de ano Globo “Juntos a Magia Acontece“, exibido em dezembro de 2019, como a personagem Dona Rosa.

Fonte: Band
Foto: Internet / Reprodução