7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Morre Rita Lee, a rainha do rock brasileiro

Artista lutava contra contra câncer de pulmão desde 2021

Na sua residência, em São Paulo, Rita Lee Jones de Carvalho faleceu na noite da última segunda-feira (8). A informação foi divulgada na manhã desta terça (9), pelo perfil oficial da cantora no Instagram. Aos 75 anos de idade, a rainha do rock brasileiro tratava um câncer de pulmão desde o ano de 2021 e se mostrava debilitada em suas últimas aparições em redes sociais.

O velório está marcado para quarta-feira (10), das 10h às 17h, no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público. Na nota publicada, a família informa que o corpo de Rita Lee será cremado, conforme sua vontade, em cerimônia particular.

Nascida em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947, Rita era filha de Charles Jones, filho de imigrantes estadunidenses, e de Romilda Padula, filha de imigrantes italianos. Ela deixa os três filhos, Beto Lee, João Lee e Antonio Lee, e o marido, Roberto de Carvalho.

 

Carreira

Incentivada na música pela mãe pianista, os primeiros passos de Rita Lee na carreira artística começaram em 1963, na pequena banda Teenage Singers. Três anos depois, entrou na banda Os Mutantes, onde fez grande sucesso em festivais de música popular brasileira e ficou nacionalmente conhecida, ao lado dos músicos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Até o ano de 2012, Rita se dedicou ao seu trabalho solo, projeto do qual seu marido Roberto de Carvalho fazia parte. Ao longo de sua carreira em bandas e em trabalhos individuais, Rita Lee passou por diversos gêneros musicais, indo do rock psicodélico à bossa nova, e foi consagrada pela gravação de sucessos como “Ovelha Negra”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Menino Bonito”, e “Doce Vampiro”, entre outras obras.

Fotos: Roberto de Carvalho / Instagram / Reprodução