24 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

MPSC apura fraudes na compra de materiais didáticos em 24 cidades de SC

Três dos suspeitos são considerados os principais articuladores do esquema. Imagem: Freepik.

O esquema pode ter causado o superfaturamento de aproximadamente R$ 6 milhões.

No total 16 pessoas foram denunciadas por fraude em licitações para a aquisição de livros, materiais didáticos e outros objetos da área da educação. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram 34 processos fraudados em 24 municípios e órgãos catarinenses.

As investigações, que foram realizadas com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), apontou que o grupo manteve por anos um sistema para vencer licitações de forma irregular. Com isso, a concorrência era prejudicada e empresas específicas eram favorecidas.

O caso teve início após a suspeita de irregularidades no processo para a compra de tablets com conteúdo didático pedagógico para escolas municipais. As empresas envolvidas eram beneficiadas com a manipulação de licitações

Três dos suspeitos são considerados os principais articuladores do esquema que tinha ainda a participação de familiares e sócios que administravam as empresas favorecidas. De acordo com o que foi apurado até o momento, o superfaturamento pode ter resultado em mais de R$ 6 milhões de prejuízos aos cofres públicos.