23 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Muita diversão unindo a gastronomia para toda a família

Festival do camarão

E você saboreia um delicioso menu de camarão? Prepare-se que vem aí o 8º Festival do Camarão de Porto Belo! Coloca na agenda, de 11 a 15 de outubro, na Praça da Bandeira. Leve toda a sua família e divirta-se com amigos  saboreando  pratos deliciosos com camarão.

Olhar estratégico

Você sabia que as cidades que mais arrecadaram ICMS turístico em 2023 foram Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Itajaí e Blumenau? Sim, os dados levam em conta em torno de 60 Cnaes das atividades características do turismo.

“Santa Catarina é um estado belíssimo, agrada todos os gostos. E estamos olhando para o turismo com atenção e um olhar estratégico. O estado não vive só de verão. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, destaca que o Governo está focado em atrair investimentos no setor turístico e contribuir com os que já existem. “Os investimentos para o turismo ajudam os empresários a desenvolver seus negócios, têm sua importância social, pois gera mais empregos e atrai renda para o estado”, observa.

Coletivas no Brasil

Está no ar mais um grande espetáculo de arte assinado pela Galerista Helena Fretta, que  lança a mostra “e se fosse silêncio”, é hoje, quinta-feira, na Helena Fretta Galeria de Arte; com entrada gratuita.

A mostra, que apresenta trabalhos inéditos e diferentes dos já realizados pela artista, abre a partir das 19h. Desenvolvidas desde o segundo semestre de 2022, as obras que estarão em exposição são todas inéditas e finalizadas em 2023.

Essa não é a primeira vez que a artista, que tem no currículo mais de 80 exposições, entre individuais e coletivas no Brasil e fora também, como Alemanha e França, participa de uma exposição na Galeria de Arte, da qual é representada.

Em “e se fosse silêncio”, serão apresentadas 30 obras feitas em lápis sobre canvas e sobre papéis diversos. A mostra poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h, até 11 de novembro, na Helena Fretta Galeria de Arte, que fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis. Com a Curadoria de Marcelo Salles. Colaboração Juliano Zanotelli.

Vidro e madeira

Foi concluído na última sexta-feira (22)  o trabalho de restauro do vitral do Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina. A condução dos trabalhos, que duraram 49 dias, ficou sob a responsabilidade da conceituada conservadora Mariana Wertheimer.

Executado pela Casa Conrado (SP) e instalado no Palácio no início do século XX, sua fabricação é inspirada no estilo Art Nouveau, movimento iniciado na França que foi impulsionado pelas inovações industriais com o uso de materiais como ferro, vidro e madeira que se popularizou em vários países entre os anos 1890 e 1920, influenciando a arquitetura, móveis, ilustração e as artes decorativas. O vitral é composto por 65 módulos e mede aproximadamente 28 m². Ficou belíssima.

Maior honraria

Está aberta a consulta pública que irá ouvir a sociedade civil para a escolha das pessoas e iniciativas que serão agraciadas com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa 2023, concedida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC). O envio dos nomes está valendo até o dia 15 de outubro de 2023, pelo formulário: https://forms.gle/1tdtNWXvAdEk5XaR9.

Todos os nomes indicados serão analisados pelo Conselho, que selecionará oito personalidades para receber a comenda, dentre as quais poderão constar um agraciado in memoriam e uma pessoa jurídica. O CEC definirá a lista entre os dias 16 e 30 de outubro, conforme cronograma abaixo.

A Medalha é a maior honraria da área cultural no estado. A solenidade para entrega da comenda ocorrerá no dia 24 de novembro, data de aniversário do poeta simbolista que dá nome à honraria.

Questão ambiental

A Galeria de Artes Élson Renato dos Santos “Jacaré”, localizada no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC Navegantes), junto à Fundação Cultural, recebe entre os dias 29 de setembro e 31 de outubro a exposição Terralma, do artista visual tijuquense Leandro Serpa.

De acordo com o artista, o projeto Terralma é parte integrante de sua tese de Doutorado, em que estabelece uma discussão a respeito da questão ambiental partindo de um crime ambiental que descobriu em 2021, cometido por Empresa Cerâmica da região.

Terralma é uma série na qual o autor realiza ações de dimensão político-poéticas partindo de um crime ambiental, em que ele faz incursões ao local onde a empresa tem descartado materiais que utiliza em seu processo fabril, registrado fotograficamente, coletado materiais; escovas e lixadeiras, que traz para o seu atelier e constrói ensaios gráficos com o material coletado. Colaboração Fernando Cardoso de Souza.