Foto: FIDE/Divulgação
Com a participação de mais de 500 jovens, o campeonato coroou novos talentos do xadrez mundial e destacou a cultura brasileira
A 36ª edição do Campeonato Mundial Juvenil de Xadrez reuniu 520 jogadores, vindos de 62 países, em Florianópolis. O evento ocorreu de 28 de outubro a 9 de novembro no Canasvieiras International Hotel, no norte da Ilha.
Na cerimônia de premiação, realizada na noite do último sábado (9), foram entregues troféus, medalhas e brindes com inspiração na cultura brasileira aos novos campeões das categorias sub-14, sub-16 e sub-18. A cerimônia contou com discursos de autoridades e representantes da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Em destaque no feminino sub-16, a mestre internacional Afruza Khamdamova, do Uzbequistão, conquistou o título em 11 rodadas, empatando apenas em uma partida. Na categoria feminina sub-14, Diana Khafizova, que representava a FIDE, garantiu o primeiro lugar, mesmo após uma derrota na última rodada.
Já na categoria sub-18, Olga Karmanova, que também representava a FIDE, ganhou após empatar em pontos com Amina Kairbekova, do Cazaquistão, e vencer nos critérios de desempate. No open sub-18, Aleksey Grebnev, do FIDE, venceu sem derrotas, cumprindo seu favoritismo. Além disso, quatro jogadores dessa categoria conquistaram normas para o título de Mestre Internacional (IM).
Na competição entre delegações, a equipe FIDE foi a campeã, seguida pela Polônia em segundo lugar e pelo Uzbequistão em terceiro.
A premiação destacou ainda competidores como a jovem atleta de São Bento do Sul, Luiza Lessing Vieira, que recebeu o Prêmio Fair Play, além de talentos da América Latina como Sarah de Oliveira Orsini e Frederico Dhom Lemos, do Brasil, e Justiniano Flores, da Bolívia.
Próxima edição
A edição de 2025 do Mundial Juvenil de Xadrez será realizada na Albânia, com o objetivo de continuar promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de novos talentos no xadrez juvenil.
IFSC reúne orquestra e coral para concerto gratuito em Florianópolis
Evento acontece na quinta-feira (21)
A Orquestra Experimental e o coral do Campus Florianópolis do IFSC realizarão uma noite de música clássica e popular, sob a regência do maestro Irineu Lopes Melo. Criada há mais de 20 anos como extensão das aulas de música do campus, a orquestra destaca-se por seu repertório variado e formação completa, reunindo instrumentos de uma sinfônica.