7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Mundo pode sofrer apagão de internet por meses em 2024; saiba por quê

Astrofísico prevê tempestades solares mais fortes na próxima década

Quem lembra o sufoco que foi passar horas desconectado quando as principais redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar nos últimos anos, vai precisar se preparar para uma dor de cabeça ainda maior. Isso porque, no próximo ano, o mundo inteiro pode acabar desconectado da internet graças a uma tempestade solar de grandes proporções.

Essa probabilidade foi alertada por um pesquisador da Universidade George Mason, na Virgínia, nos Estados Unidos. Peter Becker é autor de um sistema de detecção de atividade solar e sua preocupação é que a ejeção de uma massa coronal, uma grande erupção de gases em altas temperaturas, atinja a Terra e distorça seu campo magnético, o que poderia afetar a conexão de internet.

Tempestades solares são comuns, e inicialmente a previsão era de que uma elevada atividade solar poderia acontecer em julho de 2025. Entretanto, Becker apurou que um fenômeno ainda mais intenso possa acontecer no ano que vem.

 

Quais as probabilidades?

O cenário de um apagão de internet ou até mesmo de energia elétrica no mundo inteiro parece coisa de filme de ficção, e é claro que a previsão de Becker já ganhou as redes sociais e criou alarde. Mas quais são as chances de isso realmente acontecer?

Na realidade, fenômenos parecidos já aconteceram. As mesmas tempestades solares que produzem as auroras boreais também podem causar danos devido a interferências no campo magnético da Terra.

Em 1859, um grande evento desse tipo causou pane nos sistemas de telégrafos. Em 1989, o Canadá enfrentou problemas no fornecimento de energia elétrica também por causa de tempestades solares.

O aumento desse tipo de atividade costuma trazer essas previsões catastróficas de desligamento geral de tudo que é eletrônico, mas outros especialistas falam em exagero, e dizem que existem tecnologias para diminuir possíveis danos.

O que Peter Becker acredita é que, por conta do ciclo em que está, o Sol terá tempestades mais violentas e severas nos próximos dez anos. Ele observa que a internet não foi projetada para enfrentar esse nível de interferência. Entretanto, a Nasa e a Agência Espacial Europeia têm sistemas que monitoram o Sol constantemente e poderão emitir alertas com antecedência.

Além disso, existem equipamentos, como os filtros protetores da rede elétrica, que diminuiriam o impacto nas comunicações, na internet e no sistema de GPS. Um investimento pesado, mas que pode evitar prejuízos colossais.

 

Com informações de Tecmundo e Band

Foto: Divulgação / Nasa