23 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Museu Histórico de Santa Catarina recebe exposição gratuita sobre cultura japonesa

Mostra comemora os 220 anos da passagem de japoneses por Florianópolis

A partir do dia 11 de outubro, o Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, receberá a exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa”. A mostra, que comemora os 220 anos da passagem dos japoneses por Florianópolis, será aberta às 19h e seguirá até 2 de março de 2024, com entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; também aos sábados e feriados, das 10h às 14h.

A exposição foi pensada para marcar um fato histórico. Em 16 de outubro de 1803, quatro marinheiros japoneses, pela primeira vez na história, pisaram na Ilha de “Sankaterini” (Santa Catarina), precisamente no Forte de Santana, quando Florianópolis ainda se chamava Desterro. Eram os primeiros japoneses a tocar o solo do Brasil, ou Buracili como disseram eles. Por isso, a data é importante para a história diplomática dos dois países.

A exposição oferece ao público um pouco do Japão, mostrando um pouco de suas vestimentas, seus usos e costumes, o guerreiro histórico e a arte do Origami. A exposição teve a curadoria de Cristiane Pedrini Ugolini, do Núcleo de Ação Educativa do MHSC, com apoio de Hisae Kaneoya (Nipocultura).

Estarão expostos cerca de 14 quimonos vestindo a Natureza: primavera, verão, outono e inverno. E como os japoneses procuram fazer dos elementos da Natureza seu mestre: no final e começo do ano, as idades festejadas na infância e por ocasião do casamento. Também haverá peças que mostram o que era o samurai ideal – aquele que trilhava o Caminho do pincel e da espada, conhecido como Bunbu ryodo, e ainda uma alusão ao origami, a sua delicadeza que na origem era oferendas aos deuses.

Foto: Divulgação