Presidente da Alesc – deputado Mauro De Nadal (MDB) / Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL
A passagem do Programa Alesc Itinerante por alguns municípios tem sido considerada positiva. Na próxima semana, dias 12 e 13 de novembro, a vez de Lages. Todas as atividades do parlamento catarinense serão apresentadas e discutidas nas dependências do Centroserra Convention Center. Uma ocasião oportuna para os serranos acompanharem as sessões e a reuniões das comissões, além da votação de projetos. Também, oportunidade para que que as entidades regionais possam participar na tribuna destacando as principais demandas da região. A ideia é que o Alesc Itinerante seja mantido nos próximos anos, com cinco sessões em regiões que representam as bancadas regionais, mas sem a repetição dos municípios já visitados. Na terça-feira, antes da abertura dos trabalhos, o presidente Mauro de Nadal e os demais deputados recebem a imprensa e lideranças regionais para um café da manhã.
Brasília reúne a Cúpula de Presidentes de Parlamentos do G20
A Câmara dos Deputados e o Senado abriram nesta quinta-feira (7), e com encerramento previsto para esta sexta (8), a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), grupo que reúne os parlamentos dos países com as maiores economias do mundo. O tema deste ano “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, debate questões globais urgentes, como o combate à fome, a redução da pobreza e a transição ecológica justa e inclusiva. Na prática, ainda não se sabe qual será o resultado. Seja como for, a expectativa é de que, pelo menos, a diplomacia parlamentar seja fortalecida, além da promoção de intercâmbio de ideias e experiências entre os países do G20. Em resumo, o encontro das lideranças parlamentares pode significar um reforço à governança global, e criar um vínculo para que possam observar as demandas das populações, no campo da sustentabilidade. (Fonte: Agência Senado)
Comac 2024: mulheres no papel de protagonistas
No palco A, do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina sediado em Balneário Camboriú a prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, Marcilei Vignatti, vereadora de Chapecó e presidente da Uvesc, Milena Lopes, prefeita de Vargem, e a prefeita de Anitápolis, Solange Back, as mulheres na política foram protagonistas. A temática teve destaque em números apresentados nas urnas catarinenses. Em 2024, em relação à última eleição municipal, houve um aumento de 22% de prefeitas eleitas – de 32 para 39. Em relação às vice-prefeitas, esse aumento foi de 83%. Já em relação às vereadoras, o número subiu de 531 para 577, representando um crescimento de 9%. Vale lembrar que no último dia 3 de novembro, o Brasil celebrou um marco importante na história das mulheres na política: a conquista, há 92 anos, do direito ao voto feminino. Em 2024, essa mesma narrativa teve mais um marco positivo, o aumento da representatividade feminina na política catarinense. “É uma alegria estar aqui no COMAC falando deste tema que é muito importante, a participação das mulheres na política. Tivemos um crescimento ainda muito pequeno, mas um crescimento que mostra que as mulheres podem estar em todos os espaços de poder”, declarou Carmen Zanotto.