6 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Nova fase de megaoperação contra organização criminosa cumpre 70 mandados em 9 cidades

Foto: MPSC

Ações são parte da 4ª fase da Operação Sodalitas Finis, que já contabiliza 123 presos

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civi (PCSC) estão nas ruas na manhã desta quinta-feira (6) para cumprir 49 mandados de prisão preventiva e 70 de busca e apreensão contra uma organização criminosa que atua em Santa Catarina, responsável por tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.

As ações são parte da 4ª fase da Operação Sodalitas Finis, que já contabiliza 123 presos. Os mandados são cumpridos por 423 agentes nas cidades de Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, em Santa Catarina, e em Cascavel, no Paraná.

 

A megaoperação conta ainda com o apoio de 11 cães farejadores, uma aeronave do Serviço Aeroespacial da Fronteira (Saer/Fron) da Polícia Civil e 146 viaturas. Os mandados têm ainda o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Científica.

Iniciada em 2023, essa nova fase da Operação Sodalitas Finis é resultado da unificação de investigações conduzidas pela PCSC e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, que contou com o compartilhamento de dados e cruzamento de informações das instituições, resultando no fortalecimento das estratégias investigativas e em novas ações de repressão às atividades ilícitas do grupo criminoso.

Mais de 120 presos

Desde a 1ª fase da operação, deflagrada em 22 de agosto de 2023, foram intensificadas as ações de repressão à organização criminosa investigada. As etapas seguintes ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 (2ª fase) e 10 de abril de 2024 (3ª fase). Até o final da terceira etapa, 123 pessoas já haviam sido presas.

Além das prisões, a ação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, bem como uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.

Sodalitas Finis

O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo” foi escolhido em alusão à meta principal da megaoperação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó. Segundo o MPSC, os criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

           

             

Criança é resgatada com vida após se afogar na Guarda do Embaú

Por conta da gravidade, vítima precisou ser levada ao hospital de helicóptero

Uma criança foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) após sofrer um afogamento na tarde desta quarta-feira (5) na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A vítima precisou ser levada de helicóptero para o Hospital Infantil.

Continue lendo