15 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Nova onda de calor deve atingir SC com máximas 7°C acima da média

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Pico de calor no estado deve ser registrado nesta segunda (17)

Uma nova onda de calor deve atingir o Brasil a partir da próxima semana, com temperaturas que podem chegar a 7°C acima da média em Santa Catarina. O prognóstico foi emitido nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a previsão, uma massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste do país, ganhará força a partir deste domingo (16), causando a elevação e permanência das temperaturas pelo menos até quinta-feira (20).

 

De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média inicialmente em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia.

Em Santa Catarina, os modelos meteorológicos apontam que a onda de calor deve atingir seu pico na segunda-feira (17). As áreas mais afetadas, onde as máximas podem ficar até 7°C acima da média, incluem áreas do Meio-Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas demais regiões, a anomalia pode ficar entre 5 e 6°C.

Imagem: Inmet
Imagem: Inmet

Terceira onda de calor no país

De acordo com o Inmet, esta deve ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante essa segunda onda, foi emitido um aviso vermelho de grande perigo, que persistiu até a última quarta-feira (12), abrangendo também áreas de Santa Catarina e Paraná.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.

           

             

Contaminação por cocaína na Lagoa da Conceição é uma das maiores no mundo

Estudo realizado pela UFSC publicado em revista científica identificou 35 contaminantes em altas concentrações

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou uma das maiores concentrações de cocaína do mundo na Lagoa da Conceição, um dos cartões postais de Florianópolis. O estudo analisou ao todo 35 contaminantes com concentrações elevadas, e foi publicado na na revista Science of the Total Environment.

Continue lendo