O prazo para a elaboração dos projetos de engenharia e da execução da obra é de três anos e 11 meses
Uma nova ponte será construída no Rio Grande do Sul, para ligar o Brasil e a Argentina. Localizada sobre o rio Uruguai, a ponte na BR-392, terá 950 metros de extensão. Atualmente, a travessia entre as cidades é feita por balsa.
Na última segunda-feira (24), foi publicado o contrato que viabiliza o projeto de construção da ponte internacional que ligará o município gaúcho Porto Xavier, a cidade de San Javier, na Argentina.
O extrato publicado no Diário Oficial da União (DOU) afirma que a empresa Coesa Construção e Montagens S.A. foi a contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para realizar a obra.
A empresa será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução de todas as intervenções da ponte, que incluem os acessos em ambas às margens, sendo 900 metros do lado brasileiro e 500 metros do lado argentino.
Ficará a cargo da empresa o cumprimento de todas as obrigações e condicionantes, requeridas no processo de licenciamento ambiental, além do apoio aos serviços de desapropriação, remoção e reassentamento e da infraestrutura completa dos complexos integrados de fronteira.
A nova ligação entre os dois países é aguardada há mais de 40 anos e será a quarta do tipo no país. No Rio Grande do Sul, a nova ponte será uma alternativa aos outros dois empreendimentos sobre o rio Uruguai, na BR-287/RS (São Borja/Santo Tomé), e na BR-290/RS (Uruguaiana/Paso de los Libres). No Paraná, a ponte sobre o rio Iguaçu, na BR-277/PR conecta Foz do Iguaçu (PR) ao município argentino de Puerto Iguazú.
Foto: Porto Xavier/Reprodução