Com o mercado em crescimento e com inúmeras oportunidades, o setor de games vive a expectativa pela aprovação de um projeto que vai destravar o mercado. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados foi enviado na semana passada para apreciação no Senado e, para especialistas, se aprovado o projeto reduzirá custos dos jogos eletrônicos, dando maior competitividade à indústria da tecnologia brasileira. Também está prevista, a desvinculação dos games, dos jogos de azar.
O projeto é de grande importância para a desburocratização do setor, caso aprovado a nova lei vai incentivara a importação, a fabricação e a comercialização de jogos eletrônicos no país. A proposta surge em um momento em que o mercado está aquecido. O Brasil ocupa o 13º lugar no consumo de jogos eletrônicos, um mercado que movimenta 1 bilhão e meio de dólares por ano.
A indústria de games brasileiros enfrenta desafios, como a falta de profissionais qualificados e os custos elevados de produção. A Capital catarinense conta com um estúdio de animação com tecnologia de ponta, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espaço é um dos mais modernos do país e, permite gravações em 3D e tecnologia do Metaverso.
Os jogos eletrônicos também podem ser usados no ambiente escolar, como incentivo a estudantes das mais diferentes áreas tenham acesso a tecnologia.
Veja na reportagem de Ronaldo Penido para o Band Cidade: