O presidente eleito divulgou nesta quinta-feira (22) mais nomes de ministros confirmados para trabalhar no novo Governo. Entretanto, ainda faltam 16 ministros, já que o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que serão 37 pastas na nova administração.
Até o momento, foram anunciadas apenas seis mulheres para comandar pastas do novo governo, dos 21 nomes já anunciados. Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede), seguem fora da lista.
Até então, haviam sido anunciados oficialmente cinco ministros: Fernando Haddad (PT-SP), como ministro da Fazenda; Flávio Dino (PSB-MA), como ministro da Justiça; Rui Costa (PT-CE), para a Casa Civil; José Múcio Monteiro, ministro da Defesa; Mauro Vieira, como ministros das Relações Exteriores.
Os 16 ministérios que faltam, de acordo com relatório da transição, são para as pastas de Esporte, Cidades, Integração e Desenvolvimento Regional; Povos Indígenas; Previdência Social, Meio Ambiente, Transportes, Minas e Energia, Comunicações, Turismo, Desenvolvimento Agrário, Agricultura Pecuária e Abastecimento, Pesca e Aquicultura, Comunicação Social, Gabinete de Segurança Institucional, e a pasta de Planejamento e Orçamento.
Confira a lista dos ministros, anunciada nesta quinta-feira:
- Secretária-geral da Presidência – Márcio Macedo (PT);
- Relações Institucionais – Alexandre Padilha (PT);
- Advocacia-Geral da União (AGU) – Jorge Messias.
- Ministério da Ciência e Tecnologia – Luciana Santos (PCdoB);
- Ministério da Cultura – Margareth Menezes;
- Ministério do Desenvolvimento Social – Wellington Dias (PT-PI);
- Ministério do Trabalho – Luiz Marinho (PT-SP);
- Ministério da Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin (PSB-SP);
- Ministério da Educação – Camilo Santana (PT);
- Ministério da Igualdade Racial – Anielle Franco;
- Ministério da Saúde – Nisia Trindade;
- Ministério das Mulheres – Aparecida Gonçalves;
- Ministério de Portos e Aeroportos – Márcio França (PSB-SP);
- Ministério dos Direitos Humanos – Silvio Almeida;
- Ministério da Gestão e Inovação – Esther Dweck;
- Controladoria-Geral da União – Vinicius Carvalho.
Em discurso, Lula agradeceu ao Congresso Nacional, em especial aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de líderes partidários, pela aprovação da PEC da Transição, na última quarta-feira (21), que irá viabilizar as promessas de campanha.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Twitter/Reprodução