Revitalização do Centro-leste está orçada em R$ 7,1 milhões
Com obras previstas até o mês de novembro, a Rua dos Ilhéus, no Centro de Florianópolis, fica parcialmente interditada a partir desta segunda-feira (3). O trecho, entre a Praça XV de Novembro e a Praça Fernando Machado tem liberação de trânsito em apenas uma faixa, devido às reformas de revitalização do centro-leste da capital catarinense.
As obras acontecem na pista e na calçada à direita da Rua dos Ilhéus, sentido Praça Getúlio Vargas. A reforma prevê que o pavimento da pista seja todo de paralelepípedo (hoje uma pequena parte tem asfalto) e nivelado à calçada, que, por sua vez, será alargada e refeita por meio de concreto coberto por placas de granito. Também em granito serão feitas as novas passagens de pedestres. Já a área do atual estacionamento dará lugar a uma ciclofaixa de concreto, que será implantada até o Terminal Cidade de Florianópolis.
A reforma na Rua dos Ilhéus, que ainda inclui recuperação do sistema de drenagem, tem prazo previsto de 120 dias, de modo que deve ser concluída no mês de novembro, assim como as obras que vão ocorrer nas demais vias do entorno da Praça XV de Novembro.
Rua Tiradentes
Com mais dois meses de prazo para finalizar os trabalhos de drenagem, a Rua Tiradentes segue interditada. Para acessar a Rua dos Ilhéus é necessário desviar por dentro da plataforma 1 do Terminal Cidade de Florianópolis (paralela ao calçadão da Rua Antônio Luz), que foi liberada para o trânsito.
Revitalização urbana
De acordo com a prefeitura de Florianópolis, as obras em andamento, pela necessidade de escavações, contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com prazo final até fevereiro de 2024, as obras de revitalização são executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda, sob o orçamento de R$ 7,1 milhões.
Foto: PMF / Reprodução